Pesquisa e Inovação

Portal Bicentenário discute independência e situação de minorias

Com participação de pesquisadores da UFMG, portal reúne conteúdos diversos voltados à educação básica e ao aprendizado da história da Independência

Iniciativa de um grupo de universidades, como a UFMG, núcleos de pesquisa, movimentos sociais, discentes e docentes de todo o país, o Portal produz e disponibiliza conteúdos de várias áreas — como arte, cultura e ciência — sobre os 200 anos da Independência e seus desdobramentos.

O Portal tem como princípios a construção de uma sociedade igualitária, democrática e inclusiva, além da ampliação do acesso a conteúdos educativos. Na reportagem, os professores Luciano Mendes e Marcilaine Soares falam sobre a importância educacional de se abordar o tema e as formas como as Universidades participam da discussão, centrada em questionar se o Brasil é mesmo um país totalmente independente e se as minorias sociais do país vivem a mesma independência que toda a população, em geral.

Equipe: Ruleandson do Carmo, Helena Mastrobuono e Pablo Paixão(produção); Márcia Botelho (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)