Institucional

Prêmio que reconhece práticas bem-sucedidas em sala de aula recebe inscrições

Professores de licenciatura de universidades brasileiras podem inscrever suas experiências desenvolvidas em sala aula na sexta edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os interessados têm até 15 de agosto para enviar seus projetos para a premiação, que avalia e valoriza práticas pedagógicas, contribuindo assim para a melhoria da formação de professores da educação básica no Brasil. “Esperamos que, cada vez mais, o Prêmio incentive tanto os docentes quantos os futuros professores, e que as experiências dos formadores sejam analisadas, valorizadas e compartilhadas”, explica Bernardete Gatti, vice-presidente da Fundação e idealizadora do Prêmio.

Em cinco anos consecutivos de realização do Prêmio, a FCC avaliou cerca de 300 projetos e contemplou 14 docentes de várias regiões. Uma das vencedoras da última edição foi a professora da UFMG Marina Marcondes Machado, que apresentou o projeto Dramaturgias múltiplas e as culturas da infância e juventude: criação nos modos de aprender e ensinar na Licenciatura em teatro. "Foi muito gratificante ser reconhecida pelo trabalho que fiz com jovens graduandos, recém-saídos do ensino médio", afirmou a professora.

A avaliação dos projetos inscritos será feita por comissão de especialistas da Fundação Carlos Chagas. Os dois projetos mais criativos e inovadores, direcionados à formação de docentes da Educação Básica, serão premiados com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC, divulgação e troféu.

Para concorrer ao Prêmio, os professores devem inscrever projetos relacionados a experiências realizadas e concluídas de 2015 até junho de 2016 e comprovadas por documentos, como relatórios de obtenção de créditos, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos alunos.

Mais informações sobre a regulamentação e as inscrições podem ser obtidas no site.