Mostra UFMG de Cinema Universitário reúne dezenas de curtas-metragens

Evento se estende até 09 de dezembro com programação on-line

Realizada pelo Coletivo Zanza, a Mostra UFMG de Cinema Universitário reúne 23 filmes realizados por estudantes, egressos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovendo um espaço para a circulação de curtas-metragens produzidos em contexto acadêmico.

Os filmes são organizados em torno de quatro sessões construídas a partir das ideias e estéticas suscitadas por eles quando estão em conjunto: circular o tempo, fabricar atritos, habitar outras terras e tecer alianças.

Em Circular o tempo, foram reunidos filmes que reelaboram vestígios do passado, num movimento de preservação das memórias que também diz sobre o conhecimento de si. Já em Fabricar atritos estão lado a lado filmes atentos aos conflitos do mundo, que expõem as sensibilidades de uma realidade em degradação e confrontam narrativas hegemônicas.

A sessão Habitar outras terras é composta por filmes que, em forma ou conteúdo, exploram a realidade a partir de gestos de imaginação, condensando experiências de outras perspectivas no tecido criativo das imagens. E, por fim, Tecer alianças reúne filmes que documentam diferentes perspectivas da convivência e resistência coletiva no Brasil. Entre o sagrado, o trabalho e a luta, as imagens desvendam movimentos de comunhão, resiliência e apoio mútuo.

A mostra conta ainda com duas sessões especiais em homenagem a dois egressos da UFMG que hoje são reconhecidos no cenário do cinema nacional: Affonso Uchôa, codiretor do premiado Arábia (2017), realizado em parceria de João Dumans, e Aiano Bemfica, que construiu significativa filmografia ao lado do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), onde milita.

O evento vai até o dia 09 de dezembro e conta com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE UFMG). Toda a programação e os filmes estão disponíveis on-line no site do coletivo.

(Com informações do Coletivo Zanza)

Equipe: Daniel Mendes (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)