Ensino

Procedimentos da edição 2016 do Enade serão apresentados em reuniões nesta semana

A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) promove, nesta quinta e sexta-feira, reuniões com coordenadores de 13 cursos das áreas de saúde e ciências agrárias para apresentar detalhes dos procedimentos relacionados à realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano. Os encontros ocorrerão no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha – na quinta, dia 2, das 8h30 às 10h30, e na sexta, 3, das 14h30 às 16h30.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Cristina Alvim, os encontros foram planejados de forma a possibilitar a participação de todos os coordenadores de colegiados de graduação. “A programação é idêntica”, diz ela. A atividade será aberta pela professora Marisa Duarte, diretora adjunta de Avaliação Institucional, que abordará o tema Enade: procedimentos invisíveis, resultados visíveis.

“O objetivo da apresentação da professora Marisa é sensibilizar a comunidade sobre a relevância do Enade e as implicações do seu resultado para a visibilidade externa da UFMG”, afirma Cristina, que na sequência fará uma exposição sobre os procedimentos do Exame. A última atividade da programação prevê discussões com as equipes dos cursos.

Além dos coordenadores, foram convidados para os encontros secretários das seções de ensino, diretores de unidades, profissionais da Diretoria Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e do Centro de Comunicação (Cedecom).

O Enade 2016 será aplicado no dia 20 de novembro para concluintes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e Tecnologia em Radiologia. Na UFMG, a estimativa é de que cerca de 1,2 mil estudantes estejam aptos a prestar o Exame.