Extensão

Programa 'Florestania', da Proex, vai apoiar atividades com foco no meio ambiente

Professores e servidores técnico-administrativos já podem inscrever propostas

Atividade de extensão realizada na Estação Ecológica do campus Pampulha
Atividade de extensão realizada na Estação Ecológica do campus Pampulha Foto: Vitória Alves | Proex/UFMG

Compras de materiais permanentes para projetos relacionados à temática ambiental agora poderão ser financiadas pelo programa Florestania, que acaba de ser lançado pela Pró-reitoria de Extensão. As atividades apoiadas deverão articular a questão do meio ambiente com as dimensões social, cultural, histórica, econômica e política.

Servidores docentes e técnico-administrativos com propostas previamente registradas e atualizadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex), com status “atividade em desenvolvimento”, podem se inscrever até 14 de abril, às 17h.

Cada proponente pode efetuar apenas uma inscrição, na modalidade de projeto (até R$12 mil) ou de programa com até dois projetos ativos (até R$40 mil). As orientações constam no edital 07/2023.

Em 2022, a Universidade desenvolveu 347 atividades de extensão na área do meio ambiente, conforme o Siex. Segundo a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, o programa Florestania “nasce da proposta de pensar a cidadania não apenas sob a perspectiva da cidade, do urbano, mas também vinculada, articulada e integrada às questões da floresta e do meio ambiente”.

Atividades colaborativas
A proposta contemplada deve ser desenvolvida por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à Universidade, sejam docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes de graduação ou pós-graduação.

As atividades serão executadas em colaboração com as unidades, órgãos ou instituições envolvidas, sob a forma de apoio operacional ou de infraestrutura. A compra dos materiais permanentes será feita pela Proex, via Fundep, responsável pela gestão financeira do programa.

A Câmara de Extensão vai julgar as propostas. O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de junho, e o final, no dia 26 de junho.

Com Assessoria de Comunicação da Proex