Pesquisa e Inovação

Professor da UFMG publica livro que aborda universo feminino negro

Luciano Mendes, da FaE, falou sobre processo de escrita, sendo um homem branco, no Universo Literário

Título do livro faz referência à intimidade das mulheres que protagonizam a história
Título do livro faz referência à intimidade das mulheres que protagonizam a história Reprodução/ Instagram

A fronteira entre o mundo real e a ficção é, quase sempre, uma linha bem marcada. Mas o que acontece quando uma história insiste em cruzar essa linha e nos traz um relato verdadeiro, quase íntimo? É tentando cruzar essa linha que o escritor Luciano Mendes apresenta o livro Entre Mulheres. Ao longo da história, que o autor descreve como “mais do que uma história de ficção, e sim uma história de vida”, adentramos no dia a dia de duas mulheres negras, mãe e filha, e seus afetos, dores, alegrias, além da  simplicidade do cotidiano que as envolve. 

Luciano Mendes, que também é professor da Faculdade de Educação da UFMG, foi entrevistado nesta terça-feira, 15, no programa Universo Literário. Na conversa, o autor explicou quais são as suas principais inspirações e referências para as histórias e falou também sobre como foi o  processo de escrita, sendo ele um homem branco. 

Publicado pela Caravana Grupo Editorial, Entre Mulheres está disponível no site da editora. Luciano Mendes é colaborador da Rádio UFMG Educativa, com o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que vai ao ar toda segunda-feira, às 20h.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael