Justiça espacial é tema de conferência de professor de universidade britânica

De acordo com Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, conceito está associado à regeneração criativa de ambientes

Mihalopoulos: coabitação afetiva
Mihalopoulos: coabitação afetiva Arquivo pessoal

O Programa Cátedras, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, receberá, no dia 22 de março, o professor Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, da Universidade de Westminster, localizada em Londres, no Reino Unido.

Mihalopoulos vai ministrar a conferência Em busca da justiça espacial, a partir das 18h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito. A conferência será em inglês, com tradução simultânea. Os participantes receberão certificado de comparecimento. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line.

Anfitrionado pela professora Maria Fernanda Salcedo Repolês, da Faculdade de Direito, o convidado também vai participar de encontros com grupos de pesquisadores da UFMG e ministrar workshops. Também está prevista a realização de visitas guiadas a ocupações nos arredores de Belo Horizonte.

Resistência criativa
O conceito de 'justiça espacial', segundo o professor, está associado a uma ferramenta criativa de resistência, que tem servido à regeneração inovadora de ambientes no universo da economia, dos arranjos espaciais, das práticas de propriedade e das tendências ecológicas. Promove-se, dessa forma, um planejamento de coabitação afetiva, na qual diferenças e conflitos não são afastados, mas integrados ao contexto. A conferência do professor Mihalopoulos vai abordar contribuições teóricas, históricas e geográficas e posicionamentos de acadêmicos e ativistas sobre o tema.

O convidado
Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos é professor de Teoria do Direito na Universidade de Westminster, fundador e diretor do Laboratório Westminster de Direito e Teoria. Seus interesses de investigação abrangem espaço, corporalidade, novo materialismo e filosofia. Editou as publicações Direito e a Cidade (2007), Direito e Ecologia (2012), Luhmann Observado: Encontros Teoréticos Radicais (2013) e Meios de Criação do Conhecimento na Europa (2015).

O catedrático publicou três obras: Meio ambientes ausentes (2007), NiklasLuhmann: direito, justiça, sociedade (2010), e Justiça espacial: corpo, jus-paisagem, atmosfera (2014). Um de seus artigos foi traduzido para o português: O giro espacial do direito: geografia, justiça e um certo medo do espaço (2017).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5509 ou pelo e-mail info@ieat.ufmg.br.