Ensino

Professor de universidade canadense vai discutir avaliações experimentais na computação

José Nelson Amaral também ministrará curso na UFMG sobre boas práticas na pesquisa

José Nelson Amaral lidera o Laboratório de Design e Otimização de Compiladores da Universidade de Alberta
José Nelson Amaral, da Universidade de Alberta, Canadá Acervo pessoal

Artigos da área de Ciência da Computação costumam incluir resultados de avaliações experimentais. Contudo, práticas desenvolvidas ao longo dos anos geram questionamentos sobre o valor dos resultados publicados. Esse é o tema da grande conferência Em direção a melhores e mais valiosas avaliações experimentais, que será ministrada, no próximo dia 22, pelo professor José Nelson Amaral, da Universidade de Alberta, no Canadá.

Na visão do professor, publicações no campo da computação podem omitir ou apresentar descrições de metodologia inapropriadas, usar funções matemáticas incorretas para sumarizar resultados, não fornecer informações necessárias para a reprodução dos experimentos ou valer-se de programas de benchmark inapropriados ao comparar, por exemplo, a performance e desempenho de um hardware ou software.

Reflexões sobre o caminho percorrido pela área, consequências dessas práticas para o campo da computação e possíveis soluções para tornar os resultados publicados mais valiosos serão feitas durante o encontro.

A participação é gratuita e aberta à comunidade. O interessado precisa apenas preencher o formulário de inscrição. A conferência ocorrerá no auditório 3 do ICEx, campus Pampulha, a partir das 14h.

Curso sobre boas práticas
Além da conferência, o professor José Nelson Amaral vai ministrar curso aberto para a comunidade acadêmica da UFMG sobre os temas Teaching and research methods (Métodos de ensino e pesquisa) e as boas práticas em pesquisa. Para participar, o interessado precisa enviar e-mail para ppgcc@dcc.ufmg.br, solicitando inscrição como Disciplina isolada ou Disciplina eletiva. O curso, de 15 horas/aula, será realizado na sala 2029, do ICEx, nos dias 11, 13, 15, 18 e 20 de março, das 17h às 19h30.

Sobre o catedrático
Amaral lidera o Laboratório de Design e Otimização de Compiladores da Universidade de Alberta. É doutor em Electrical and Computer Engineering pela University of Texas, mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O professor é membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers e ACM Distinguished Engineer. Em 2012, foi agraciado com o título de Professor do ano pelo Centro para Estudos Avançados da IBM, em Toronto, no Canadá. Três anos depois, recebeu o Faculty of Science Excellence in Teaching Award, oferecido pela Universidade de Alberta.