Pesquisa e Inovação

Professora da Fale lança livro sobre a experiência migratória de brasileiros em Portugal

Glaucia Muniz Proença Lara transformou material recolhido para pesquisa de pós-doutorado em conjunto de relatos sobre a vivência de brasileiros em terras lusitanas

Obra reúne narrativas que revelam diferenças e semelhanças na forma de contar a experiência migratória
Obra reúne narrativas que revelam diferenças e semelhanças na forma de contar a experiência migratória Grácio Editor

Nos últimos anos, tem-se observado uma intensificação dos fluxos migratórios em todo o mundo. No caso do Brasil, é significativo o número de indivíduos que decidiram partir para terras estrangeiras, em especial para Portugal, país no qua os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira residente. É nesse contexto que nasce o livro Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal, nova publicação da professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG Glaucia Muniz Proença Lara. Com a crescente importância da presença brasileira em terras portuguesas, a publicação busca dar visibilidade aos relatos desses imigrantes que residem na cidade de Lisboa, conferindo um espaço para que eles contem suas histórias e expressem, em suas próprias palavras, suas dificuldades, seus sentimentos, mas também seus avanços e conquistas num país que não é originalmente o seu. 

O livro faz parte do projeto de pós-doutorado da professora Glaucia Muniz, na área de Linguística, realizado entre os anos de 2019 e 2020 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Para a realização do trabalho, ela buscou entrevistar brasileiros que vivem atualmente em Portugal. A professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG Glaucia Muniz Proença Lara contou mais sobre Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal em entrevista ao programa Universo Literário desta terça-feira, 7. 

Durante o bate-papo, a professora explicou que já trabalhava com a temática de pessoas em situação de vulnerabilidade há algum tempo e se via bastante envolvida e interessada nos discursos construídos sobre esses sujeitos. A partir disso, aos poucos foi surgindo a ideia de trabalhar com imigrantes e refugiados brasileiros na Europa que não contam suas próprias histórias, com o propósito de "dar voz" a eles. Lara revelou que reuniu 18 entrevistas além do necessário para a produção de sua tese de doutorado e decidiu publicá-las em um livro para que os relatos não fossem perdidos.

A pesquisadora contou que as narrativas dos entrevistados são diferentes daquelas elaboradas por especialistas, agentes governamentais e jornalistas, assim como também variam entre os próprios indivíduos. Na obra, as narrativas de vida contadas pelos imigrantes são investigadas à luz da Análise do Discurso Francesa, área em que a autora é especialista, o que permitiu comparar os discursos para entender as semelhanças e as diferenças. “Então o que eu analisei: eu analisei os temas, tanto aquilo que era dito quanto aquilo que era silenciado pelos entrevistados, analisei o vocabulário, analisei o modo de enunciação, ou seja, a maneira de dizer, que tom eles assumiam no discurso e que imagem eu poderia ver e apreender desses sujeitos a partir dos discursos deles”, compartilhou a professora..

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal é publicado pela Grácio Editor e está disponível para compra em versão e-book no site da editora.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação:
Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas