Reparos em casa podem ajudar a superar o desgaste emocional do isolamento
Em vídeo gravado para a TV UFMG, professora da Arquitetura oferece dicas de reformas e criação de peças em madeira
Em meio ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o tempo ocioso pode se tornar fonte de produtividade para algumas pessoas. Muitos estão aproveitando a quarentena para realizar trabalhos manuais, reformas e pequenos reparos em casa, incluindo peças em madeira.
A equipe da TV UFMG conversou com a professora Andréa Franco Pereira, do Departamento de Tecnologia do Design da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, que deu dicas práticas e acessíveis para a realização desse tipo de atividade. Ela orienta sobre o uso de ferramentas e tipos de madeira e a melhor forma de trabalhá-las. E também oferece dicas sobre acabamento e conservação.
Atividades manuais destinadas à reforma e renovação da casa, quando prazerosas, ajudam a nutrir sentimentos positivos pelo ambiente e atenuam o desgaste mental gerado pelo isolamento. Para as pessoas que pretendem realizar reformas ou outros tipos de trabalho manual em casa, a compra de material e equipamento pela internet é uma opção.
Equipe: Daiany Nogueira (produção); Clarisse Rocha, Daiany Nogueira, João Vitor Ameno, Ravik Gomes e Pixabay:TexturesCom (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)