Pessoas

Cida Moura, da ECI, e Cleida Oliveira, do ICB, assumem funções no governo federal

Professoras vão integrar, respectivamente, o Arquivo Nacional e conselho técnico da Capes para a educação básica

Diretora de Governança Informacional
Maria Aparecida Moura
Cida Moura vai atuar no Arquivo Nacional
Foto: Raíssa César | UFMG

Duas professoras da UFMG foram nomeadas para integrar equipes do governo federal. Cida Moura, do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência de Informação (ECI), foi indicada à direção de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional, e Cleida Aparecida Oliveira, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), vai integrar o Conselho Técnico-científico da Educação Básica da Capes.

A Diretoria de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional é vinculada ao novo Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI), que é responsável pela formulação e implementação da estratégia de governo digital da administração pública federal, pela transformação digital e simplificação de serviços públicos, e pela governança e compartilhamento de dados. Maria Aparecida Moura vai coordenar a gestão de todos os documentos do Arquivo Nacional, órgão criado em 1838 para preservar e difundir os documentos da administração pública brasileira.

Na UFMG, Cida Moura foi coordenadora de Políticas de Inclusão Informacional e diretora de Governança Informacional. Ela também foi responsável pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação e pela Ouvidoria Geral da Universidade.

Cleida é uma das novas integrantes do Conselho Técnico-científico da Educação Básica da Capes
Cleida integra conselho da capes vinculado à educação básicaFoto: Arquivo pessoal

Retomada
A professora Cleida Aparecida Oliveira foi nomeada para atuar no órgão colegiado que não funcionava desde 2017. Retomado pela Capes, o Conselho terá representantes de todas as regiões do país e vai auxiliar na elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Os 20 integrantes foram escolhidos com base em uma lista de 60 nomes e terão mandato de três anos.

A escolha levou em conta a competência dos profissionais, observadas a representatividade regional e a área de formação. Cleida é coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profibio) e membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG.

Com informações da Coordenação Geral de Comunicação Social da Capes