Pesquisa e Inovação

Professor da EBA lança livro sobre aquecimento vocal na prática cênica

Na sessão de autógrafos, no dia 10, Eugênio Tadeu estará acompanhado por professora da UNIRIO, que apresenta obra sobre canto e escuta

Em seu livro, Eugênio Tadeu explora o estudo do aquecimento vocal, tema  ainda pouco trabalhado no Brasil
Eugênio Tadeu: aquecimento vocal ainda é tema pouco trabalhado no Brasil Andrés Santamaria

Nesta terça-feira, dia 10, o professor Eugênio Tadeu, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, vai lançar em Belo Horizonte o livro Aquecimento vocal na prática cênica: múltiplas vozes (Synergia). O evento terá início às 19h, na livraria Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Funcionários).

No livro, Eugênio Tadeu se dedica ao estudo do aquecimento vocal, tema ainda pouco explorado na literatura acadêmica das artes cênicas no Brasil. Destinado a estudantes, professores e artistas cênicos, o estudo é fruto de décadas de experiência artística e docente do autor, acumulada em suas intensas vivências como músico e professor na área de Estudos Vocais e Musicais no curso de graduação em Teatro da UFMG, com especial destaque ao seu trabalho de formação vocal por meio de jogos e práticas lúdicas.

Autora de 'Um canta que é escuta', Letícia Carvalho é professora e doutoranda da UNIRIO, além de cantora e professora de voz e canto
Letícia Carvalho é também cantora e doutoranda da UNIRIOBruna Diacoyanis

Eugênio Tadeu estará acompanhado da professora Letícia Carvalho, da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que vai lançar a obra Um canta que é escuta, também publicada pela editora Synergia. O volume é resultado da pesquisa de mestrado de Letícia Carvalho, concluída em 2014 pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Ele reflete sobre a relação dos cantantes com o ato de cantar. Letícia investigou de que forma artistas, profissionais ou não, podem criar uma aproximação com a música e o canto com base no alargamento do sentido da escuta. Além de pesquisadora e doutoranda na UNIRIO, Letícia Carvalho é cantora e professora de voz e canto.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (31) 3225-9973.