Saúde

Professores da UFMG fazem recomendações para se manter saudável e prevenir doenças

Medidas individuais feitas diariamente trazem grandes impactos para a vida

Embora profissionais da área da saúde frequentemente façam recomendações sobre atitudes e hábitos para se manter saudável, muitas vezes, essas dicas são ignoradas. Por consequência, a saúde é prejudicada e os danos apenas serão percebidos a longo ou médio prazo.

A professora do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Milena Marcolino, em entrevista para a TV UFMG, reforça os cuidados e hábitos diários que devemos ter para termos uma vida mais saudável. A começar pela alimentação, a professora incentiva a ingestão de alimentos naturais, tais como frutas, verduras e legumes, diariamente, e evitar ao máximo alimentos processados ou ultraprocessados, como doces e enlatados. Eliminar ou evitar o tabagismo é fundamental, pois fumar, além de causar câncer, provoca diversas doenças cardiovasculares.

Outra recomendação básica para a saúde seria o sono. É fundamental manter o sono em dia e dormir no mínimo 6 horas diárias, pois, não dormir o suficiente aumenta as chances de morte súbita. Por fim, é necessário evitar o stress, por mais que seja difícil em tempos de pandemia e crises. Milena Marcolino recomenda que técnicas de relaxamento e respiração, massagens e meditação sejam feitas para evitar problemas como ansiedade e hipertensão arterial.

O professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO - UFMG), Franco Noce, reforça que os exercícios físicos não são úteis apenas para emagrecer. A prática de atividades físicas também trazem benefícios psicológicos e sociais muito positivos, tais como o engajamento nos exercícios e melhoras na saúde mental, ajudando na recuperação emocional e social. Já a falta de exercícios, denominado sedentarismo, traz malefícios a curto e a longo prazo. A saúde física, por exemplo, pode ser comprometida por doenças e comorbidades, como obesidade e doenças articulares.

Franco Noce informa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas, em média, façam 150 minutos de exercício por semana em intensidade moderada. Caso não seja possível, é recomendado que se mantenha minimamente ativo, para evitar prejuízos à saúde.

É indicado que as pessoas escolham práticas de exercício que sejam prazerosas e, se possível, em conjunto, pois essas escolhas aumentam o engajamento nos exercícios e diminui as desistências. “Normalmente é muito mais difícil você desistir de uma prática quando você está fazendo junto com uma pessoa do que quando você está fazendo sozinho”, informa Noce. Já o tempo e a frequência das atividades são escolhidas de acordo com o nível de treinabilidade. Deve-se evitar sair do sedentarismo e ir direto para uma rotina de treinos intensos ou muito frequente. O início dos exercícios físicos deve ser gradual, para que o corpo possa se adaptar.

O sol e a vitamina D também são muito importantes para a saúde dos indivíduos. Por isso, Milena Marcolino indica que as pessoas devam tomar banho de sol todos os dias, por pelo menos 20 minutos, sem protetor solar e nos horários de meio-dia às 14 horas. Nesse horário, pelo sol estar mais forte, a absorção da vitamina D é mais eficiente. “Sempre que possível, é importante tomar sol, claro que a gente quer prevenir o câncer de pele (...), mas um pouco de sol é bom.”, enfatiza Milena.

Equipe: Amanda Gomes (produção); Marcelo Duarte (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)