Notícias Externas

Programa Conexões aborda relações entre planejamento urbano e as chuvas em Minas Gerais

Professor Julian Eleutério explica as causas por trás de problemas como alagamentos e desabamentos em BH

Fatalidade ou falta de planejamento? Entenda os problemas evidenciados pelas chuvas de janeiro na capital mineira
Fatalidade ou falta de planejamento? Entenda os problemas evidenciados pelas chuvas de janeiro na capital mineira Flávio Tavares

Nesta quarta-feira, Belo Horizonte viu o sol outra vez, depois de cinco dias de chuva incessante neste início de janeiro. Antes mesmo do dia 10, três regiões da cidade já haviam superado a média histórica do mês. Segundo a Defesa Civil, as regiões Barreiro, Centro-sul e Oeste foram as mais atingidas pelas chuvas. Essa situação não é incomum: janeiro costuma ser uma época de chuvas e, com elas, ficam em evidência diversos problemas na cidade. As consequências vão desde danos nas vias e buracos em asfalto a alagamentos, desmoronamentos, desabamentos e mortes. 

Para conversar sobre esse assunto, o programa Conexões desta quarta-feira, 12, recebeu o professor Julian Eleutério, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG. O professor se dedicou ao tema do risco de inundações nas suas pesquisas de mestrado e doutorado. Segundo ele, esse cenário enfrentado pela capital mineira nos últimos dias se deve a uma série de fatores, como a questão do planejamento urbano. Diante da canalização de cursos d'água mal pensada e da industrialização com foco nos processos minerários, que são suscetíveis a eventos mais extremos, esse quadro é agravado. 

“O que vivenciamos esse ano é de certa forma atípico, pelos volumes de água, tem com certeza essa questão aleatória devido a um fenômeno natural; mas temos também uma responsabilidade muito grande em termos de planejamento urbano e em termos também de coletividade, de educação", completou o professor. Eleutério levantou possíveis estratégias e outras adaptações já necessárias para evitar a repetição anual desses problemas, destacando principalmente as estratégias de redução do risco e a urgência de um programa de território a ser construído e planejado com um horizonte mais amplo.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Produção: Luiza Glória 
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael