Pesquisa e Inovação

Programa Conexões discute novo perfil das trabalhadoras domésticas brasileiras

Autora de tese que investigou oferta e demanda de mão de obra de empregadas no país foi entrevistada nesta quinta-feira

Pesquisa articulou estudos sobre dinâmica do trabalho doméstico ao longo das últimas décadas
Pesquisa articulou estudos sobre dinâmica do trabalho doméstico ao longo das últimas décadas Nicolas Huk / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2xOE2J3

A alteração na oferta e na demanda de mão de obra de trabalhadoras domésticas no Brasil foi tema de tese defendida no Programa de Pós-graduação em Demografia da UFMG. No trabalho, a pesquisadora Maria de Fátima de Lage Guerra articulou estudos sobre a dinâmica do trabalho doméstico no Brasil ao longo das últimas décadas.

Escolaridade, faixa etária, formas de ocupação do setor, perfil socioeconômico das famílias contratantes e das relações de gênero envolvendo esse trabalho foram os elementos investigados e resultaram na tese Trabalhadoras domésticas no Brasil: coortes, formas de contratação e famílias contratantes.

No programa Conexões desta quinta-feira, 28 de setembro, a economista e doutora pela UFMG Maria de Fátima de Lage Guerra, que também é técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), falou sobre o novo perfil das empregadas domésticas no país.

*******************INSERIR ÁUDIO

Leia mais sobre o assunto na edição 1992 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.