Notícias Externas

Programa Expresso 104,5 aborda Mostra de Cinema dos Quilombos

Importância dos territórios quilombolas, histórias individuais e tradições culturais e religiosas são temas das produções reunidas no evento

A programação é composta por obras de diferentes formatos, como curtas, séries e obras ficcionais
Programação é composta de obras de diferentes formatos, como curtas, séries e obras ficcionais Reprodução / Iakima Delamare

Começou nesta quarta, 14, a 2ª edição da Mostra de Cinema dos Quilombos, com programação on-line e gratuita. O projeto, idealizado pelo cineasta mineiro Cardes Monção Amâncio, coordenador do Cinecipó, é um espaço que busca ampliar a visibilidade de filmes produzidos nos quilombos, realizados por quilombolas ou em parceria com pessoas de fora das comunidades.

A programação deste ano traz um panorama amplo da produção audiovisual dos quilombos, com curtas, documentários, séries e obras ficcionais, que discutem questões importantes para a luta negra a partir da voz e do protagonismo quilombola no cinema. A primeira mostra foi em agosto de 2020, já em modelo digital. Agora, o projeto conta com uma programação mais robusta, com 13 curtas, assim como quatro debates discutindo os temas das obras. A curadoria é assinada pelas pesquisadoras Alessandra Brito e Maya Quilolo, que também atuaram na primeira edição da mostra. O processo de curadoria também foi compartilhado com os moradores do Quilombo dos Marques, no Vale do Mucuri.

O programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, recebeu Maya Quilolo, antropóloga, artista e curadora do evento, para falar sobre esta edição da Mostra de Cinema dos Quilombos. 

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael