Pesquisa e Inovação

Programa vai ajudar 25 laboratórios a explorar seu potencial de prestação de serviços

Inédita no país, iniciativa de aceleração será lançada nesta quarta-feira

Prótese desenvolvida no Laboratório de Bioengenharia, um dos 25 selecionados pelo programa
Prótese desenvolvida no Laboratório de Bioengenharia, um dos 25 selecionados pelo programa TV UFMG

O programa Outlab, de aceleração de laboratórios, vai oferecer suporte técnico para que 25 instalações da UFMG possam expandir suas soluções para a sociedade, aprimorando sua capacidade de prestação de serviços e potencial comercial. Parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Pró-reitoria de Pesquisa, a iniciativa será lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 3, a partir das 16h, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Interessados em participar do evento devem se inscrever neste site. A programação para os laboratórios selecionados [veja a relação ao fim deste texto] começa na segunda-feira, 8 de julho.

Com duração de nove semanas, o Outlab, que recebeu dezenas de inscrições em menos de um mês, contempla uma agenda para a implementação de metodologias de trabalho e sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios em quatro áreas: mercado, serviço, vendas e pós-vendas. A agenda conta com palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentorias, além de bancas para avaliação e feedback dos resultados.

“Transformar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis é um processo longo e envolve diversas etapas. O Outlab foi idealizado com base na observação dos entraves existentes nessa etapa", explica o professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep. 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Mario Fernando Montenegro Campos, os resultados das pesquisas têm grande potencial de gerar benefícios para a sociedade. “A UFMG possui ampla e diversificada infraestrutura laboratorial na qual são conduzidas pesquisas na fronteira do conhecimento. Resultados dessas investigações frequentemente apresentam grande potencial de se tornarem produtos ou serviços inovadores de expressivo impacto para a sociedade. Essa iniciativa tem exatamente o objetivo de auxiliar os pesquisadores nessa tão necessária e desafiadora transposição", analisa o pró-reitor.

Primeiro programa do gênero no Brasil, o Outlab se sustenta na expertise de mais de quatro anos da Fundep em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo. 

Os selecionados

Centro de Tecnologia em Medicina Molecular, CT Vacinas, Escalab, GeotecLab, Grupo de Tecnologias Ambientais, Idea Real, INCT Midas, Laboratório de Angiogênese e Células-tronco, Laboratório de Bioengenharia (Labbio), Laboratório de Conexões Intermidiáticas (LabCon), Laboratório de Controle de Qualidade, Laboratório de Cristalografia (LabCri), Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH), Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (Leach), Laboratório de Nanomateriais, Laboratório de Óleos e Biotecnologia, Laboratório de Sinalização, Laboratório Industrial Farmacêutico (Nuclefar), LabTerm, LIQBRA, Neducom, Nupad, Smart Sense Laboratory Synergia

Com Assessoria de Comunicação da Fundep