Arte e Cultura

Programação especial na UFMG Educativa discute o legado da Semana de Arte Moderna

A partir da próxima segunda-feira, a rádio veiculará pílulas literárias e documentais, entrevistas e podcast sobre o evento fundante do modernismo brasileiro

Cartaz anuncia o último dia de programação da Semana de Arte Moderna de 1922
Cartaz anuncia o último dia de programação da Semana de Arte Moderna de 1922 Domínio público I Wikipedia

De 13 a 17 de fevereiro de 1922, intelectuais e artistas se reuniram no Teatro Municipal de São Paulo com o objetivo de promover uma renovação da cultura brasileira. O evento, que ganhou o nome de Semana de Arte Moderna, é considerado um dos marcos do modernismo no Brasil e gera inúmeras discussões até hoje.

Para lembrar essa efeméride, a Rádio UFMG Educativa terá programação especial a partir da próxima segunda-feira, 14 de fevereiro. O programa Universo Literário vai veicular, a partir das 8h, uma entrevista com o escritor Luiz Ruffato, autor do livro A revista Verde, de Cataguases: contribuição à história do Modernismo. A partir das 10h, no programa Conexões, será analisado o contexto político da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus reflexos na arte. Ao longo da semana, mais entrevistas sobre o tema serão veiculadas pela emissora.

Nos intervalos da programação, haverá leitura de textos de escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha e Menotti del Picchia. As gravações integram o projeto Toda Semana: música e literatura na Semana de Arte Moderna, idealizado por Claudia Toni, Flávia Camargo Toni e Camila Fresca e realizado pelo Sesc São Paulo. Também nos intervalos, pílulas documentais vão abordar fatos e personagens da Semana de 1922.

Minas esquecida
Na quinta-feira, às 18h, o programa Outra estação aborda o modernismo em Minas. O podcast conta a história dos mineiros que participaram da Semana de 22 e que foram “esquecidos” pela história. O episódio também analisa os desdobramentos da Caravana de 24, em que um grupo de modernistas de São Paulo – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, entre outros – visitou o estado. 

A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada pelo site da emissora ou em 104,5 FM.