Notícias Externas

Programas de mobilidade coordenados pela Fundep receberão R$ 800 milhões até 2029

Iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística

ge
Uma das linhas tem foco na eficiência energética e na utilização de biocombustíveis para a geração de energiaImagem: Freepik

Os programas prioritários do Mobilidade Verde e Inovação (Mover), coordenados pela Fundep, foram renovados até 2029, com expectativa de captação e investimento de R$ 800 milhões. O Conselho Gestor do programa, capitaneado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), aprovou as propostas técnicas de renovação das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, lideradas pela Fundação desde 2019. Juntas, as duas linhas já receberam R$ 614,1 milhões em aportes para execução de 400 projetos, envolvendo mais de 300 empresas e 80 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), em iniciativas de inovação, capacitação, formação e empreendedorismo.

Parceria entre o MDIC e os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Mover visa a ampliar as exigências de sustentabilidade na frota automotiva, além de impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Ferramentas e biocombustíveis
A Linha IV do programa foi criada com o propósito de superar os desafios enfrentados por ferramentarias de baixa produtividade e defasagem tecnológica. Em seu novo ciclo, ela vai priorizar a capacitação profissional, o desenvolvimento de infraestrutura complementar, as iniciativas de sustentabilidade, entre outras dimensões. Por sua vez, a Linha V terá como foco o desenvolvimento de iniciativas para ampliar o acesso da comunidade industrial, científica, tecnológica e de inovação do Brasil à infraestrutura financiada em biocombustíveis, segurança e propulsão veicular.

Para o presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramirez, a renovação dos programas é o reconhecimento da importância da participação das universidades na conexão entre as soluções tecnológicas e as demandas da cadeia automotiva. “A Fundep propicia que as universidades e demais ICTs apoiem o desenvolvimento econômico e social, atendendo aos desafios da sociedade na cadeia automotiva nacional. E o faz de modo a favorecer a sustentabilidade, considerando os desafios do planeta. Estamos confiantes de que os resultados alcançados no primeiro ciclo aumentarão a competitividade e a sustentabilidade do setor, e que as lições aprendidas nos conduzirão a uma nova etapa ainda mais bem-sucedida”, projeta.

Leia mais sobre os programas prioritários do Mover no site da Fundep.

Informações do site da Fundep