Notícias Externas

Projeto Circunvizinhança resgata história do bairro Santa Efigênia

.
. E.pai Arte

O bairro Santa Efigênia é um dos mais antigos e tradicionais de Belo Horizonte. Localizado próximo ao centro da capital, e na região hoje conhecida como Área Hospitalar, sua história está diretamente ligada à fundação do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Por isso leva esse nome, uma homenagem à Santa padroeira dos militares. Seus primeiros moradores eram majoritariamente trabalhadores que ajudaram a construir a cidade, militares, médicos, professores e estudantes, e mesmo sendo um ambiente residencial, o bairro tem pontos extremamente populares e também boêmios.
Pensando nisso, os artistas Nydia Negromonte e Marcelo Drummond estão realizando o projeto Circunvizinhança, uma forma de trazer à tona histórias, modo de vida e costumes do baixo Santa Efigênia. O objetivo é produzir um guia-cartilha, registrando a memória textual, documental e imagética do trabalho dos artistas envolvidos na iniciativa, além de operar intervenções e afirmar uma rede de relações, por meio do encontro entre esses artistas e os moradores.
O artista gráfico Marcelo Drummond, idealizador e curador do projeto Circunvizinhança, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 24.

O projeto Circunvizinhança ocorre até o início de junho. O objetivo é produzir um guia-cartilha, registrando a memória textual, documental e imagética do trabalho dos artistas envolvidos na iniciativa. Você encontra mais informações no Facebook e também no Instagram @espai.atelie.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

O projeto Circunvizinhança ocorre até o início de junho. O objetivo é produzir um guia-cartilha, registrando a memória textual, documental e imagética do trabalho dos artistas envolvidos na iniciativa. Você encontra mais informações no facebook.com/espai.atelie e também no Instagram @espai.atelie.

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael