Notícias Externas

Projeto 'Conversas sobre perguntas' apresenta webnários pela valorização da palavra

Encontros propõe abordar a discussão por diferentes ângulos: a Palavra-Corpo, a Palavra-Conhecimento e a Palavra-Presente

Bailarina Ana Botafogo é a convidada do primeiro debate do projeto, 'Palavra-Corpo'
Bailarina Ana Botafogo é a convidada do primeiro debate do projeto, 'Palavra-Corpo' Divulgação

Com as limitações impostas ao nosso ir e vir por conta da Covid-19, as palavras ganharam mais importância ainda na nossa movimentação. Nos textos e nos discursos, elas nos conduziram ao conhecimento. Nos desejos e nas mensagens, elas nos tornaram presentes mesmo na distância física. Assim, surgiu o Conversas sobre perguntas, que está estreando a sua segunda temporada e integra a programação da 15ª Primavera dos Museus. O projeto é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura, do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. 

O Conversas sobre perguntas organiza webnários para discutir os seguintes temas: a Palavra-Corpo, a Palavra-Conhecimento e a Palavra-Presente. Quem abriu as discussões desta temporada foi a bailarina e atriz brasileira Ana Botafogo, que, por meio de sua vivência no universo da dança, convidou o público a algumas reflexões, como as diversas linguagens do corpo e também sobre os novos modelos de relação – alterados pelo confinamento em tempos de pandemia e pelo uso constante de telas para mediação da interação humana. 

A bailarina participou do programa Noite Ilustrada dessa terça-feira, 21 de setembro. Segundo a atriz, no tempo recente, as pessoas têm cuidado mais de si próprias. "A questão da saúde, do olhar para o corpo, em conjunto com as mídias sociais, nos permitem acesso a mais oportunidades de debater sobre o assunto", explicou. Ana acredita que tais mudanças impactam nossas expressões, movimentos e a própria consciência corporal. A convidada discutiu em que direção caminha essa Palavra-Corpo, questionando como a dança, marcada pela leveza, pode transcender o tempo e o espaço, tal qual a palavra.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Todos os encontros são gratuitos e contam com tradução em Libras. Para mais informações, acesse o site da Casa Fiat de CulturaMemorial Vale ou da MM Gerdau. A participação de Ana Botafogo no Conversas sobre perguntas pode ser vista pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas