Projeto da UFMG oferece medicamentos veterinários de forma gratuita
Criado este ano na Escola de Veterinária, iniciativa busca novas doações
Segundo pesquisa lançada em 2024 pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e pelo Instituto Pet Brasil, atualmente, o Brasil possui mais de 90 milhões de cães e gatos. Diante desse alto número e das inúmeras desigualdades presentes em nosso país, a utilização de serviços veterinários não é amplamente acessível à população, dificultando na saúde, no bem-estar e no tratamento de animais de companhia.
Pensando nisso, a TV UFMG divulga o projeto de extensão Medicapet, da Escola de Veterinária da UFMG. Criado em 2024, a iniciativa busca democratizar o acesso à saúde veterinária por meio da arrecadação e distribuição gratuita de medicamentos para cães e gatos. Além disso, tem como foco atender tutores em situação de vulnerabilidade social e de renda, além de ONGs e abrigos.
Durante a reportagem, a coordenadora do projeto, Camila Bastos, e a estudante de Medicina Veterinária, Débora Santos, apresentaram o Medicapet, compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a iniciativa e falaram sobre a satisfação em contribuir na saúde e no bem-estar de cães e gatos.
Equipe: Yasmin Oliveira (produção, reportagem e edição de conteúdo); Katharinne Honorata (edição de imagens); Ângelo Araújo, Lucas Tunes e Samuel do Vale (imagens); Vitória Brunini (edição de conteúdo); ONG Bastadotar (agradecimentos).