Notícias Externas

Projeto de estudantes da PUC-Campinas acolhe profissionais de saúde no combate à covid-19

‘Além das Palmas’ é desenvolvido pela plataforma Telegram por alunos do curso de Fisioterapia, com orientações de bem estar e dicas de lazer

Conteúdos relativos ao projeto são enviados aos profissionais no período de almoço Laura James/Pexels

Um projeto de alunos de Fisioterapia da PUC-Campinas, voltado aos profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia, oferece conteúdo para promover a diminuição do estresse físico e emocional na rotina desses trabalhadores. O Além das Palmas é desenvolvido por meio do aplicativo Telegram por alunos da disciplina eletiva Humanização Hospitalar. O nome da iniciativa é uma referência às manifestações de apoio aos profissionais de saúde durante a pandemia, marcadas por palmas nas janelas de casas e apartamentos.

Os materiais são produzidos pelos próprios alunos e contam com orientações de cuidado que variam entre dicas de automassagem, alongamentos para aliviar a tensão e sugestões musicais. Também são oferecidas informações nutricionais e psicológicas relacionadas a hábitos saudáveis de alimentação e ao luto, com a participação de profissionais colaboradores. Atualmente, o grupo do Telegram conta com a participação de cerca de 120 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, e vai até o final do mês de junho, ou seja, o número ainda pode crescer.

O estudante do sétimo período de Fisioterapia da PUC-Campinas Gabriel Zucolotto conversou sobre o projeto no programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 11. Ele explicou as motivações da criação da iniciativa, comentou sobre a importância da humanização no trabalho dos profissionais de saúde, o retorno que o projeto tem recebido dos participantes e ressaltou que trabalhadores da área de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 podem integrar o grupo, que pode ser acessado clicando aqui. O graduando em Fisioterapia destacou a principal mensagem do Além das palmas: “O nosso intuito de abordar os profissionais da área de saúde foi de cuidar desses profissionais porque eles também sofrem, têm cargas emocionais muito grandes durante o dia a dia e eles também precisam ser acolhidos”, afirmou.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto