Arte e Cultura

Projeto de intervenção urbana 'Sobre o Rio' sinaliza córregos canalizados em BH

Professora da Escola de Belas Artes da UFMG Isabela Prado, idealizadora do projeto, conversou com o programa Conexões

Talvez seja difícil perceber andando por Belo Horizonte, mas a cidade é cortada por mais de 700 quilômetros de córregos e ribeirões. Esses corpos d'água são parte fundamental do ecossistema da região, mas foram sendo aos poucos canalizados e revestidos, a maioria em canal fechado, para dar lugar ao crescimento urbano. Ou seja, eles continuam existindo, mas escondidos do dia a dia da cidade pelo asfalto e concreto. A relação entre a cidade e os rios tem gerado cada vez mais debate na esfera pública e levou à criação do projeto Sobre o Rio, que identifica e sinaliza os córregos canalizados de Belo Horizonte. 

O projeto começou em 2006 e cinco anos depois, em 2011, foi vencedor do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. Em 2018, foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o que resultou na realização de uma intervenção urbana permanente em 2020. Ao todo, já foram instaladas mais de 230 placas no perímetro da Avenida do Contorno. O próximo passo é a publicação de um livro, apresentando artigos de autores especializados em áreas vinculadas ao projeto e também à história do Sobre o Rio. 

Nesta sexta-feira, 17, o projeto foi tema de entrevista no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. Na edição, a jornalista Luíza Glória recebeu a professora da Escola de Belas Artes da UFMG Isabela Prado, idealizadora do projeto.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O projeto foi tema de vídeo produzido pela TV UFMG, em dezembro de 2020:

Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Luíza Glória e Alessandra Dantas