Notícias Externas

Projeto 'Ler em Cena On-line' apresenta sessão dedicada ao poeta Manoel de Barros

Evento reúne os jornalistas Fabrício Carpinejar e José Eduardo Gonçalves, em diálogo sobre a obra do poeta

Divulgação / Itaú Cultural
Divulgação / Itaú Cultural por Marcelo Buainain

O Letra em Cena On-line, programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, apresenta neste mês uma sessão dedicada ao poeta mato-grossense Manoel de Barros. O escritor estreou em 1937, com o livro Poemas concebidos sem pecado. Publicou mais uma série de obras nas décadas seguintes, mas recebeu reconhecimento nacional somente a partir da década de 1980, após ter seu trabalho descoberto por Millôr Fernandes. Hoje, o "caramujo-flor", como foi apelidado, é considerado um dos mais aclamados poetas brasileiros da contemporaneidade.

Nesta edição do Letra em Cena, intitulada Como ler Manoel de Barros, o jornalista e curador do projeto, José Eduardo Gonçalves, conversa com o jornalista e cronista Fabrício Carpinejar, sobre a obra do poeta. A sessão conta também com a leitura de poemas do mato-grossense, pelo ator Odilon Esteves.

Fabrício Carpinejar, que participa da sessão ao lado do jornalista e curador José Eduardo Gonçalves
Fabrício Carpinejar, que participa da sessão ao lado do jornalista e curador José Eduardo Gonçalves Divulgação

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, desta terça-feira, 14, a apresentadora Michelle Bruck conversou com Fabrício Carpinejar, que tem um histórico extenso com a obra do poeta.

"O Manoel de Barros é uma referência obrigatória para pensar a poesia e, mais do que isso, para sentir a poesia. Ele é um emulador da inspiração. O quanto ele fez uma revolução no jeito de tratar a natureza... O quanto ele aperfeiçoou o nosso olhar para as miudezas... Eu estudei Manoel de Barros como quem descobre a si mesmo", explicou Carpinejar, cuja pesquisa sobre o poeta resultou na dissertação Teologia do traste: a poesia do excesso de Manoel de Barros, defendida em 2001.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A edição do Letra em Cena On-line: Como ler Manoel de Barros vai ao ar nesta terça, 14, às 20h, no canal do Minas Tênis Clube no Youtube. Outras informações, você encontra no site.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas