Extensão

Experiência literária em família será tema do 12º colóquio do projeto ‘Mala de Leitura’

Debate passa pelo impacto da pandemia na formação das crianças, período em que houve uma sobreposição de instâncias entre família e ensino

Professora Flávia Helena afirma que experiências de afeto e de conhecimento do mundo na vida criança se dão em família e não tem como ser diferente com a leitura Pexels

Há mais de 20 anos, o projeto Mala de Leitura, desenvolvido pelo Centro Pedagógico da UFMG, incentiva o enriquecimento da formação de professores e o contato de crianças e adolescentes com a literatura. A iniciativa reflete sobre políticas públicas de incentivo à leitura e atua em escolas das redes de ensino municipal e estadual, estabelecimentos privados, creches, ONGs e bibliotecas comunitárias.

Nesta quarta-feira, 1, o projeto realiza seu 12º colóquio, em formato virtual, com o tema 'Experiências Literárias em Família'. O evento conta com a participação das professoras Leila Barros e Claudete Andrade, ambas da Escola Municipal Alice Nacif, e de Hermínia Lima, professora do núcleo de Letras do Centro Pedagógico da UFMG. A coordenadora do projeto, Flávia Helena, participou do programa Universo Literário desta segunda-feira, 29, e deu mais detalhes sobre o evento e as frentes de trabalho do Mala de Leitura.

A professora explicou que é fundamental a família valorizar os livros e algumas deixam de lado, como se fosse apenas papel da escola como instância formadora, mas, ela frisou, não se pode  esquecer que é justamente a família a primeira instância formadora da criança. Por isso, a valorização e exercício da leitura literária devem ser um trabalho conjunto. A coordenadora do projeto de ensino, pesquisa e extensão explicou como foi construído o perfil dos colóquios.

"Eles nasceram com um grupo de professoras, que inclusive já estão aposentadas. Ao longo do tempo, nós fomos construindo um perfil de conversa para esses encontros, bem intimista, com a apresentação de pessoas que conhecem sobre os assuntos. O objetivo é sempre trazer uma contribuição leve, com contações de histórias e discussões acadêmicas atualizadas", explicou a coordenadora. O tema do 12º colóquio foi escolhido a partir da necessidade de se discutir "o impacto da pandemia na formação literária de crianças e adolescentes" e traz visibilidade ao diálogo entre família e escola.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A transmissão do colóquio será realizada ao vivo nesta quarta-feira, 1, das 18h30 às 20h30, pelo canal do Centro Pedagógico da UFMG no YouTube. O Mala de Leitura também faz parte da programação da Rádio UFMG Educativa. De segunda a sexta, às 9h45, histórias contadas pelo projeto são apresentadas dentro do programa Universo Literário.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas