Arte e Cultura

Mala de Leitura celebra 20 anos de atividades com colóquio

Projeto do CP estimula formação de leitores de obras literárias

Alunos participam do Mala de Leitura na Umei Alaide Lisboa UFMG
Atividade do projeto na Umei Alaíde Lisboa
Facebook / Projeto Mala de Leitura

Nos últimos 20 anos, o projeto Mala de Leitura, desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, incentiva a leitura de textos literários em escolas das redes de ensino municipal e estadual, estabelecimentos privados, creches, ONGs e bibliotecas comunitárias. As duas décadas de existência da iniciativa serão celebradas nesta sexta-feira, dia 20, durante o 8º Colóquio Mala de Leitura – 20 anos de literatura na mala, das 14h às 17h, no Centro Pedagógico.

Na abertura da programação, as fundadoras do projeto, Narriman Conde e Mirian Chaves, e a professora Maria Elisa de Araújo, que esteve à frente do Mala de Leitura na última década, conversarão sobre o surgimento e a trajetória da iniciativa. Ao longo do dia, haverá sessões de contação de histórias comandadas por Rodrigo Teixeira, contador de histórias da Fundação Municipal de Cultura, pelo Grupo Aletria, que ministra cursos em Belo Horizonte, e Flávia Filomena, bibliotecária do CP que participou da fundação do projeto.

Em outro momento, a escritora e poetisa Neusa Sorrenti ministrará oficina interativa, com dicas sobre como trabalhar com a poesia e com a escrita literária. Para a professora Cecília Vieira do Nascimento, que coordena o projeto, o Mala de Leitura, vem contribuindo para a difusão da leitura de textos literários e formação de mediadores. “São várias frentes de atuação cumpridas com sucesso”, comemora.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário. A taxa é de R$15 para estudantes e R$30 para profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail maladeleituracp@hotmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5172.

Extensão

Apoiadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), as atividades do Projeto Mala de Leitura foram iniciadas em 1997, com o objetivo de promover o contato de crianças e adolescentes com os livros de literatura, enriquecer a formação dos professores da educação infantil e do ensino fundamental e favorecer a reflexão sobre políticas públicas de incentivo à leitura.