Notícias Externas

Projeto 'Paisagens Pitorescas' revive BH do século 19 em simulação 3D

Coordenador do projeto detalhou o trabalho em entrevista ao programa Conexões

Muito antes de se tornar a grande metrópole que conhecemos hoje, Belo Horizonte era um vilarejo de 2.500 habitantes chamado Curral Del Rey, colado ao município de Sabará. Ao ser escolhido como nova capital de Minas Gerais, em 1895, o Curral foi demolido para dar lugar à cidade e restaram poucos vestígios de sua existência. Graças à tecnologia 3D, uma equipe de professores e estudantes do campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) conseguiu recriar o antigo vilarejo em seus mínimos detalhes. 

Os resultados foram compartilhados em vídeo e mostram pontos históricos como o Largo da Boa Viagem, a Capela Sant’Anna e as ruas de Sabará e do Rosário, ao lado de imagens da Belo Horizonte da atualidade. Essa recriação faz parte do projeto Paisagens Pitorescas e se soma a outras reconstruções já realizadas pela equipe, como a da cidade de Ouro Preto no século 18 e do Palácio dos Governadores, de Cachoeira do Campo. 

Nesta terça-feira, 21, o coordenador do projeto Paisagens Pitorescas, Alex Fernandes Bohrer, professor de história da arte do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto, falou do projeto em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Esse e os demais vídeos estão disponíveis no canal Mestiça Mente no Youtube:

Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael