Projeto que prepara para o Enem tem mais alunos com adoção das aulas on-line

FaceEduca, iniciativa de extensão, busca aliar o salto no número de estudantes ao cuidado com a qualidade

Cursinho popular expandiu atendimento no formato virtual
Cursinho popular expandiu atendimento no formato virtual Júlia Salles / Proex / UFMG

Em regime de aulas a distância desde março de 2020, o projeto de extensão FaceEduca, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, passou a atender mais estudantes em preparação para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que terá sua próxima edição em janeiro e fevereiro de 2021.

O número de alunos mais que dobrou em relação aos tempos de aulas presenciais, rotina até o começo da pandemia de covid-19. O cursinho saltou de 49 para os atuais 106 estudantes matriculados. “Esse aumento se deve ao fato especialmente de que não há mais o limite de capacidade da sala de aula presencial”, explica a coordenadora do FaceEduca, a estudante Taís Terra.

Ela acrescenta que, apesar de as atividades ocorrerem como antes, a frequência aumentou em utilização da utilização de plataformas diversas. “Temos oferecido aulas aos sábados, live no Instagram, videoaulas gravadas e disponibilizadas no YouTube, monitorias individuais por meio do WhatsApp, hangouts, e-mail etc.”

Qualidade é prioridade
De acordo com o coordenador do FaceEduca, o estudante João Pedro Panza, o aumento de matriculados é acompanhado por ações que buscam manter a qualidade e o atendimento personalizado. “Os alunos contam com monitorias, assistência psicológica e acompanhamento individual por apadrinhamento. Cada extensionista voluntário apadrinha, no mínimo, um aluno do cursinho”, explica Panza, que é também diretor de comunicação do projeto.

Outro objetivo da iniciativa tem sido compreender melhor os estudantes que acessam o canal do YouTube. “Atualmente, há 7.280 inscritos, dos quais 70% são mulheres, a maioria entre 18 e 24 anos. Com dados como esses, vamos traçar o perfil do público e entender em maior profundidade quem está do outro lado da tela, o que vai ser importante para ajudarmos as pessoas em suas necessidades”, informa o coordenador.

Lições da pandemia
A experiência virtual tem servido para que a coordenação do FaceEduca repense a atuação do projeto em um cenário pós-pandemia. “As aulas a distância foram um ponto positivo da quarentena. A pandemia propiciou que a gente considerasse o modelo de aulas on-line. Vamos manter as aulas presenciais, que estão na essência do funcionamento do projeto, mas queremos investir em recursos humanos, financeiros e técnicos nessa 'nova' realidade que veio para ficar, atingindo impacto muito maior", comenta João Pedro Panza.

Desde o dia 30 de março de 2020, o FaceEduca se adaptou às aulas de preparação para o Enem integralmente on-line. O cursinho está oferecendo videoaulas, aulas ao vivo e interações com os participantes.

O projeto nasceu em agosto de 2019, com a missão de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e ajudar na transformação do Brasil. O cursinho, que é gratuito, conta com a participação de alunos provenientes de escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana. A iniciativa integra a Rede de Cursinhos Populares e Comunitários da UFMG

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto.

Leia mais sobre os cursinhos solidários da UFMG no período de quarentena.

Júlia Salles / bolsista da Assessoria de Comunicação da Proex