Projeto reúne todas as obras musicais apresentadas durante a Semana de 1922
‘Toda Semana: música e literatura na semana de arte moderna’ é composto por quatro discos que também contém trechos de conferências e poemas lidos no evento
Na semana em que se celebram os 100 anos da Semana de Arte Moderna, os sons que marcaram o controverso evento estão disponíveis em projeto do Sesc São Paulo, com participação da Universidade de São Paulo (USP). Com o nome Toda Semana: música e literatura na semana de arte moderna, o projeto é composto de quatro discos que reúnem, pela primeira vez, todas as obras musicais apresentadas nos três dias de apresentações da Semana de Arte Moderna de 1922. Além das canções, o conteúdo é complementado por trechos das conferências e de poemas que foram lidos ao longo das apresentações.
Entre os intérpretes reunidos pelo projeto, estão alguns dos mais importantes nomes da música brasileira contemporânea, como o violinista e maestro Cláudio Cruz e o pianista Cristian Budu. Apresentar essa paisagem musical inédita da Semana de 22 foi uma proposta da professora Flávia Camargo Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da jornalista e musicóloga Camila Fresca e da especialista em políticas públicas na área da cultura Claudia Toni. A professora Flávia Camargo foi a convidada do programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 15, para contar mais sobre o projeto.
Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
A Rádio UFMG Educativa está exibindo uma programação especial em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, que inclui o projeto Toda Semana. Nos intervalos da programação, é feita a leitura de textos de escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha e Menotti del Picchia e são exibidas peças como as de Vila-Lobos e Claude Debussy. Todas as gravações integram o Toda Semana: música e literatura na Semana de Arte Moderna. Acompanhe o projeto na íntegra no site do Sesc Digital.
Produção: Luíza Glória e Hugo Rafael, com apoio de Flora Quaresma
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael