Pesquisa e Inovação

Projetos comunitários desenvolvidos em cidades mineradoras serão avaliados em seminário

Dois grupos da UFMG dão suporte a ações financiadas com recursos estipulados em Termo de Ajustamento de Conduta

Atividade cultural promovida pelo Programa Polos de Cidadania no município de Dom Joaquim
Atividade cultural promovida pelo Programa Polos de Cidadania no município de Dom Joaquim Equipe Polos Conceição do Mato Dentro

Nesta sexta-feira, 21 de setembro, o Programa de Apoio a Projetos da Região Central de Minas Gerais (Proap Central), criado em 2015 para articular, coordenar e acompanhar projetos que visam transformar a realidade social dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, promove seminário de avaliação de atividades.

O encontro, que terá lugar no Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro, tem o objetivo de dar visibilidade aos projetos executados pelo Programa Polos de Cidadania e pelo Grupo de Pesquisa Aplicada em Controladoria e Contabilidade (GPACC), vinculados à UFMG, e pela Cáritas Regional Minas Gerais.

Mantido por meio de recursos estipulados em Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a Anglo American, empresa de mineração que opera na região, o Proap garante assistência técnica a projetos, atividades formativas e de fortalecimento comunitário, atuando em conflitos socioambientais e de violação de direitos decorrentes da ação da mineradora. Em três anos, foram desenvolvidas cerca de 200 ações comunitárias.

Atuação
O coordenador técnico da equipe do Polos de Cidadania em Conceição do Mato Dentro, Lucas Furiati, explica que a atuação do grupo se deu em três frentes: defesa dos direitos da criança e do adolescente, resolução de conflitos socioambientais e projetos socioculturais.

“Executamos 46 projetos de cultura, esporte e lazer, tendo como foco as crianças e adolescentes da região. Promovemos cursos para dinamizar e ampliar as capacidades do jovem, como aulas de desenho, teatro, fotografia e música, projetos produtivos que visam fomentar a autonomia econômica dos moradores da região e ações de melhoria da infraestrutura de espaços usados pelas comunidades".

Novas propostas
Com a aproximação do encerramento das atividades realizadas pelo Proap, em novembro, o seminário vai promover, ainda, o encontro de representantes de comunidades rurais, grupos, coletivos e entidades dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim com integrantes do Polos de Cidadania, do GPACC e da Caritas. Além de avaliar os projetos executados, serão debatidas novas propostas de atuação na região.

Haverá ainda uma feira solidária com produtos artesanais e de agricultura familiar, rodas de conversa com as instituições executoras do programa e apresentações culturais dos grupos participantes do Proap. 

O Seminário de Avaliação do Proap será realizado das 7h30 às 17h. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook