Ensino

Projetos mostrados na Semana da Graduação valorizam ensino como dimensão de produção de conhecimento

Novidade foi a participação de programas governamentais e presença virtual de estudantes de cursos de graduação em alternância

Encontro no CAD3 em que foram apresentados os trabalhos da Semana da Graduação
Encontro no CAD3 em que foram apresentados os trabalhos da Semana da Graduação Foto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

“Participar do Residência Pedagógica é uma ampliação de tudo que eu imaginava sobre a escola. A gente, que é da Licenciatura, tem um contato muito restrito com a escola, só na disciplina de práticas, então acaba que ficamos até com medo de entrar lá e lecionar. Quando temos a oportunidade de ir para o Residência Pedagógica, de acompanhar uma escola durante um ano e meio, conseguimos criar uma série de laços afetivos naquele espaço, perder um pouco desse medo, desenvolver a habilidade de falar, da oratória”, contou Maria Letícia Machado, discente do 8º período do curso de Licenciatura em História, na Semana da Graduação.

A estudante apresentou o projeto O Programa Residência Pedagógica do curso de História, coordenado pela professora Ana Paula Sampaio Caldeira. Parte da Semana do Conhecimento, o evento ocorreu ao longo do dia de ontem, 25 de outubro, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3). Na Semana da Graduação são apresentados os projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), institucionais e governamentais, destinados ao aprimoramento do ensino nos cursos de graduação da UFMG.

Leticia
Maria Leticia: laços afetivos e habilidade de falarFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

George dos Santos Faria, do 6º período do curso de Medicina, apresentou o Programa de Monitoria do Departamento de Farmacologia, coordenado pela professora Marina Gomes Miranda. “A gente, que é da Medicina da UFMG, vê farmacologia muito no ciclo básico do curso”, contou. Ele acha que seria importante que esse conhecimento fosse mais reforçado ao longo da graduação e que a monitoria tem sido uma oportunidade para isso. “Agora vamos para a Unidade Básica de Saúde, atender mais propriamente, e mesmo quando atendemos em clínica médica, a gente começa a ver o conteúdo mais na prática”, diz. George disse que já tem conseguido perceber, por exemplo, se o paciente chega no ambulatório com uma associação errada de medicamentos.

Dos 166 trabalhos inscritos, foram selecionados 61 para as apresentações. Os projetos do Programa de Monitoria de Graduação (PMG), Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG), Programa de Educação Tutorial (PET MEC) e Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD) passaram por duas etapas de avaliação. A etapa 1, que ocorreu logo após o encerramento das inscrições, teve como base o material postado no ato da inscrição (resumo e vídeo). A avaliação dos trabalhos que seriam apresentados foi feita por comissão instituída pela Prograd. A segunda etapa se deu agora, junto com os demais programas.

George:
George: farmacologia ao longo do curso de medicinaFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Os trabalhos são avaliados por três docentes durante o evento, e os selecionados como Destaque acadêmico serão premiados durante a cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, amanhã, 27 de outubro, às 14h, no Auditório da Reitoria.

Programas de bolsas
"Desde a aprovação, pela Câmara de Graduação, das Diretrizes para projetos de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFMG, em janeiro de 2021, percebemos uma crescente qualificação nos trabalhos apresentados no âmbito da Semana de Graduação, em sintonia com a política da Prograd de valorização do ensino como dimensão acadêmica de produção de conhecimento”, afirma Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação. Ele destaca que, nesta edição, além de receber trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd, dentre os quais são incluídos o PMG, que está com nova chamada aberta para novos projetos para 2024 e 2025, e o Pdeg, também participam os bolsistas dos programas governamentais Programa de Educação Tutorial (PET) – MEC, Programa de Educação Tutorial (PET) – Saúde, e, pela primeira vez, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica (RP).

Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, contou que, nessa edição, foi dado mais um passo em relação à inclusão com a apresentação dos trabalhos Residência Pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo: a cartografia socioterritorial como estratégia para a formação docente, coordenado pela professora Ana Paula Giavara, e Hãmxut Hok (Fogo não!), do Pibid, coordenado pela professora Vanessa Sena Tomaz. Em ambos os casos, os trabalhos foram apresentados pelos bolsistas em videoconferência. Esses projetos contemplam, respectivamente, a Licenciatura em Educação do Campo e a Formação Intercultural para Educadores Indígenas. São cursos que acontecem em alternância, com aulas tanto na UFMG quanto nas cidades e aldeias dos estudantes.

Carol Carvalho | Assessoria de Comunicação da Prograd