Notícias Externas

Promoção da segurança pública pelo Estado é tema de entrevista

Pesquisador do Crisp/UFMG falou sobre o tema no programa Conexões

Nas últimas eleições, a segurança pública figurava como uma das prioridades do eleitorado, ao lado da saúde e educação. As constantes notícias sobre criminalidade e ações violentas têm alarmado a população. O sequestro recente de um ônibus na Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um dos eventos recentes responsáveis por trazer novamente o debate à tona.

As comparações com o episódio do ônibus 174, há quase 20 anos, é inevitável, tanto pela localidade, quanto pelas características dos dois crimes. Os dois eventos foram gerenciados de forma bem diferente e talvez por isso encontraram desfechos também distintos. Após três horas tendo como reféns os passageiros de um ônibus na ponte Rio-Niterói na manhã dessa terça-feira, 20, o sequestrador foi baleado e morto por atiradores de elite.

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, aproveitou esse caso recente para discutir formas de atuação do Estado para promoção da segurança pública. Nesta quarta-feira, 21, o pesquisador Frederico Marinho, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) e professor do Departamento de Geografia, falou sobre o tema.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória