Arte e Cultura

Psicóloga e escritora Tânia Cristina Dias lança seu primeiro livro infantil

‘O Sapo Iluminado’ apresenta a história de uma personagem que descobre a alegria de ser ele mesmo

Ilustrações da artista mineira Carol Fernandes traduzem em formas e cores as palavras da história
Ilustrações da artista mineira Carol Fernandes traduzem em formas e cores as palavras da história Editora Aletria/Divulgação

Desde criança, a psicóloga e escritora Tânia Cristina Dias sempre foi apaixonada pela escrita. Há quase duas décadas, a autora se dedica à produção de contos para o público adulto, publicando livros e pequenas histórias em diversos jornais. No ano passado, a escritora decidiu se aventurar no mundo da literatura infantil, com a publicação do livro O Sapo Iluminado. Publicado pela Editora Aletria e com ilustrações da artista Carol Fernandes, o título conta a história de um sapo bastante tímido e reservado. Mesmo vivendo em uma lagoa junto com os seus semelhantes, o protagonista se sente bastante desconfortável em viver como ele realmente é. Até que um dia, ele embarca em uma jornada de autoconhecimento e começa a olhar de outra maneira para si mesmo. O pequeno sapo se reinventa e descobre a alegria de ser ele mesmo, aceitando sua própria natureza e tomando a coragem necessária para viver a vida de acordo com os seus sonhos e desejos. 

Nesta quinta-feira, 13, a psicóloga e escritora Tânia Cristina Dias falou um pouco mais sobre O Sapo Iluminado, suas temáticas e o processo de criação do livro, em entrevista ao programa Universo Literário. A convidada contou ao jornalista Tiago de Holanda um pouco da sua trajetória na literatura e como a escrita para crianças surgiu nessa jornada: a partir de um ritual de contação de histórias para os próprios filhos. 

“Eu comecei a inventar histórias que faziam alusão ao dia que a gente tinha vivido, alguma coisa que eles precisavam aprender ou algo difícil que eles tinham enfrentado. Então eu sempre tentava criar um personagem que consolidava aquele dia. Eu fui vendo que era bem divertido escrever para crianças e isso foi me seduzindo, foi assim que eu fui me enveredando e me aventurando nesse universo”, revelou a escritora. Sobre o processo de criação da história, Dias explicou que tudo foi feito durante a pandemia, num momento em que havia uma presença constante do medo de forma geral. Por isso, o livro busca mostrar a importância de se buscar a coragem de alguma forma, através de uma história de esperança e transformação. 

“Num dado momento da história, aparece um ser brilhante, um vagalume que aparece no brejo, e aí o sapo tem tanta vontade daquela luz vir pra ele, como esse desejo humano que a gente tem de se iluminar, de ter sabedoria suficiente para lidar com a vida de várias formas em vários ângulos, e aí ele se aventura. Esse eu considero o ponto alto da história, quando o personagem, que representa esse desejo de todos nós de se jogar, se descobrir, se aceitar… Nessa hora, tanto o personagem como o ser humano se iluminam”, refletiu a autora. A psicóloga também falou sobre outras temáticas do livro, especialmente o autoconhecimento, e a importância de discuti-las com as crianças. 

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Sapo Iluminado, escrito por Tânia Cristina Dias e ilustrado por Carol Fernandes, é uma publicação da Editora Aletria. O livro pode ser adquirido em livrarias físicas, lojas virtuais e no site da editora.

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória