Psicologia seleciona dois bolsistas para estágio não obrigatório

Vagas são para o Departamento e para o Programa de Pós-graduação; inscrições estão abertas até 19 de agosto

Prédio da Fafich, sede das atividades do grupo que desenvolve estudos sobre a história da ciência
Prédio da Fafich, que sedia, na UFMG, as atividades acadêmicas da área de psicologiaLucas Braga | UFMG

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG está selecionando dois estudantes para vagas de estágio não obrigatório no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Podem concorrer às vagas estudantes regularmente matriculados na Universidade, do terceiro período em diante, nos cursos de graduação em Gestão Pública, Comunicação Social, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Arquivologia. As inscrições devem ser feitas até 19 de agosto, exclusivamente por e-mail.

Em caso de surgimento de novas vagas, assim como em outras seleções de estágio não obrigatório na UFMG, serão respeitados os percentuais de 30% para os candidatos negros (pretos e pardos) e de 10% para pessoas com deficiência, conforme prevê a legislação.

Na inscrição, o candidato deve enviar mensagem para dpsi@fafich.ufmg.br. No campo assunto, deve constar “Edital 1314/2022 – Seleção de Estagiários". No corpo do e-mail, o candidato deve enviar nome completo, telefone para contato, curso e período curricular, currículo, histórico escolar do curso atualizado e comprovante de matrícula.

Etapas da seleção
A carga horária é de 20 horas semanais, que deverão ser cumpridas presencialmente, de acordo com as necessidades do departamento e do programa. A bolsa é de R$ 787,98, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido presencialmente. A duração do estágio é de 12 meses, período que poderá ser estendido em até 24 meses, desde que o prazo final não ultrapasse a data prevista para a conclusão do curso.

A seleção será feita em duas etapas: na primeira, agendada para 23 de agosto, o candidato deverá responder a quatro questões de prova que apresentam problemas práticos, comuns no cotidiano de secretarias de departamentos e programas de pós-graduação. A segunda etapa será uma entrevista presencial, em 26 de agosto.

O resultado final será enviado aos candidatos por e-mail em 1º de setembro, data em que ficará disponível também no site e no quadro de avisos da Fafich. Outras informações estão disponíveis no edital que rege o processo seletivo.