Notícias Externas

Publicação analisa entrevistas feitas durante a Semana de Arte Moderna com nomes da ABL

O livro 'É Apenas Agitação' tem como foco a reação dos acadêmicos diante do movimento e a importância do gênero entrevista

Há exatos 100 anos acontecia a Semana de Arte Moderna, evento que marcou o início do Modernismo na arte brasileira. Em celebração ao centenário da semana, a pesquisadora e mestra em Teoria Literária Nélida Capela lança É Apenas Agitação: A semana de 22 e a reação dos acadêmicos nas célebres entrevistas de Peregrino Júnior para O Jornal, que reúne e analisa uma série de entrevistas feitas na época, com nomes pertencentes à Academia Brasileira de Letras como Coelho Neto, João Ribeiro, Silva Ramos, Laudelino Freire, Cláudio de Souza e Medeiros e Albuquerque.

Alguns destes acadêmicos enxergavam a Semana de Arte Moderna como uma agitação que não daria resultados, uma imitação do que acontecera na Europa. Já outros achavam que o movimento poderia, sim, movimentar as letras nacionais. É Apenas Agitação também aborda a importância do gênero entrevista para a literatura, estabelecendo-a como um gênero literário por si. O programa Universo Literário desta terça-feira, 15, recebeu a autora do livro, a pesquisadora e mestra em Teoria Literária Nélida Capela, para saber mais sobre a obra e discutir o assunto.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

É Apenas Agitação, de Nélida Capela, é publicado pela Editora Telha, e pode ser encontrado no site ou em livrarias físicas e virtuais.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael