Pulmões pela vida: projeto de reabilitação pulmonar retoma sessões presenciais

Atendimento é destinado a pessoas com doenças respiratórias crônicas encaminhadas por médicos

Projeto Respirar atua na recuperação da função pulmonar dos pacientes
Projeto Respirar atua na recuperação da função pulmonar dos pacientes Foto: Lucas Braga

O projeto de extensão Respirar: pulmões pela vida – respire e movimente-se, que atende gratuitamente pessoas com doenças respiratórias crônicas, retomou os atendimentos presenciais na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), no campus Pampulha da UFMG.

Os atendimentos são realizados por professores e estudantes da escola, que conduzem treinos aeróbicos e atividades voltadas para melhorar a ventilação pulmonar, remoção de secreção, higiene brônquica, reexpansão pulmonar e auxílio no automanejo da condição da saúde.

O tratamento tem duração de oito semanas e conta com duas sessões semanais de duração média de 90 minutos, às terças e quintas, das 13h às 18h. Os atendimentos remotos do projeto também estão mantidos, para atender participantes que não residem na cidade de Belo Horizonte.

Os pacientes atendidos precisam ter encaminhamento clínico. Pessoas interessadas devem preencher formulário de inscrição (pode ser necessário aguardar na fila de espera).

Frentes
Iniciado em 2019, o projeto Respirar atua na reabilitação de pacientes com diversas doenças, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, fibrose pulmonar, asma, bronquiectasia e doenças restritivas.

No formato remoto, foi realizado o telemonitoramento das pessoas contempladas. As consultas beneficiaram também pacientes diagnosticados com covid-19, que foram acompanhados e receberam orientações sobre medidas de prevenção.

Pessoas com dispneia e limitação funcional devido à disfunção respiratória também são atendidas. As atividades são adaptadas conforme a condição de cada paciente.

Além disso, são oferecidos treinamentos de profissionais vinculados às secretarias de saúde, para que possam oferecer a reabilitação pulmonar aos moradores de seus municípios.

A iniciativa é coordenada pelo professor Marcelo Velloso, do Departamento de Fisioterapia, e pela fisioterapeuta Liliane Patrícia de Souza Mendes, doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG.

Em abril de 2021, a TV UFMG produziu reportagem sobre o projeto. Assista.

Com Assessoria de Comunicação da Proex