Coberturas especiais

Dia do Servidor Público: imagem do servidor e Reforma Administrativa são tema do 'Conexões'

Professor de Direito Administrativo na UFMG Florivaldo Dutra de Araújo analisou papel do servidor e as propostas da PEC 32, que prevê mudanças no serviço público brasileiro

Servidores em atividade do programa de recepção da UFMG realizada em 2018
Servidores em atividade do programa de recepção da UFMG realizada em 2018 Foto: Júlia Duarte / UFMG

Esta quinta-feira, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público no Brasil, regulamentado em 1939, por meio de decreto do então presidente Getúlio Vargas. O funcionalismo público atende às necessidades essenciais da população. Além da manutenção administrativa, exerce papel fundamental na manutenção do patrimônio material público e na prestação de serviços à população, como no caso da saúde e da educação pública. O serviço público se relaciona com o governos federal, estadual ou municipal e tem se organizado em todas essas frentes, nos últimos meses, contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 32 de 2020, a PEC da Reforma Administrativa. 

A medida, protocolada em setembro de 2020 e aprovada na Comissão Especial da Câmara Federal em setembro de 2021, altera uma série de normas que regem o trabalho no funcionalismo público, com a justificativa de redução de gastos do governo. O projeto acaba com a estabilidade e extingue promoções e benefícios, mas só valem para os novos servidores e não altera as regras para magistrados, parlamentares, militares e membros do Ministério Público, categorias que estão entre as com maior remuneração e benefícios no serviço público. A Reforma Administrativa aguarda aprovação do plenário da Câmara Federal.
 
Nesta quinta-feira, 28, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, debateu o papel e a imagem do servidor público no Brasil e a PEC da Reforma Administrativa, em entrevista com o professor de Direito Administrativo na UFMG Florivaldo Dutra de Araújo.

Ouça a entrevista conduzida pela jornalista Luíza Glória.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória