Pesquisa e Inovação

Racismo ainda é tabu na Polícia Militar, conclui pesquisa

Tema do ‘Aqui tem ciência”, estudo da Faculdade de Educação investigou a percepção da questão racial pela corporação e como a temática é abordada nos cursos de formação

x
Polícia tende a abordar mais pretos e pardos em operaçõesAcademia de Polícia Militar de Minas

Oito em cada dez vítimas em intervenções policiais são negras, segundo o Atlas da Violência publicado em 2019. Para entender como a questão racial é percebida pelos policiais militares em Minas Gerais, especialmente aqueles que estão em formação na Academia de Polícia do estado, o policial e pesquisador Paulo Tiego Gomes de Oliveira aplicou, de forma on-line, 240 questionários a policiais dos cursos de Formação de Oficiais, de Habilitação de Oficiais, de Sargentos e Especial de Sargentos. 

Com a aplicação desses questionários, Tiego procurava entender como os policiais se representam do ponto de vista racial e como essa temática poderia ser mais bem discutida na corporação – esses são aspectos centrais de sua tese Questões étnico-raciais e a formação do policial militar: um estudo na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. 

Ao analisar os dados obtidos, Paulo Tiego percebeu que o racismo ainda é tabu entre os policiais. Ele também fez um mapeamento em que identificou os cargos ocupados por pretos e pardos na PM de Minas. O estudo mostra ainda que a temática racial é tratada nos cursos de formação da Polícia Militar no âmbito da disciplina de Direitos Humanos, mas a carga horária dedicada à temática ainda é muito pequena.

No novo episódio do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, o pesquisador fala sobre esses resultados, sobre os desafios enfrentados durante a realização da pesquisa e também faz três sugestões para combater o racismo na Polícia Militar.


Raio-x da pesquisa

Tese: Questões étnico-raciais e a formação do policial militar: um estudo na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais
O que é:  pesquisa que analisou como a questão étnico-racial vem sendo percebida e representada pelo policial militar de Minas Gerais em processo de formação, sob uma perspectiva de direitos humanos
Pesquisador: Paulo Tiego Gomes de Oliveira
Orientadora: Maria Isabel Antunes Rocha
Coorientador: Luis Flávio Sapori
Programa: Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social
Ano da defesa:  2021
Financiamento:  Fapemig

Paulo Tiego: percepção sobre atitude dos policiais em relação a população negra foi ponto de partida para pesquisa
Paulo Tiego: percepção sobre atitude dos policiais em relação à população negra foi ponto de partidaArquivo pessoal

O episódio 93 do programa Aqui tem ciência tem apresentação de Arthur Bugre e produção de Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues. 

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. 

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.