Notícias Externas

Racismo presente na obra de Monteiro Lobato é tema no programa Universo Literário

O escritor Monteiro Lobato tem sido tema de uma série de debates devido à presença de elementos racistas em suas obras

O escritor Monteiro Lobato
O escritor Monteiro Lobato Foto: Reprodução

O escritor Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil brasileira, e seus primeiros títulos do Sítio do Picapau Amarelo, seu trabalho mais famoso, estão completando cem anos. Apesar da importância do autor para a literatura infantil do país, sua obra é constantemente tema de debates devido à presença de elementos racistas nas histórias que escreveu. 

Recentemente, a bisneta do autor, Cléo Monteiro Lobato, publicou uma nova edição do livro A Menina Do Narizinho Arrebitado e reformulou trechos que se referiam à personagem Tia Nastácia de forma racista, reacendendo o debate. Anteriormente, a retirada do livro Caçadas de Pedrinho das escolas públicas chegou a ser analisada pelo STF. O pedido também foi motivado por questões raciais e o caso ainda não foi concluído. 

Para discutir o racismo presente na obra de Monteiro Lobato, o programa Universo Literário recebeu a escritora, crítica literária e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Marisa Lajolo. Ela é a autora das publicações Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e Reinações de Monteiro Lobato: Uma biografia.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Rodolfo Morais e Marden Ferreira, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda