RUs dos campi Saúde e Montes Claros retomam atividades

Decretos municipais flexibilizaram restrições

Salão do RU do campus Saúde foi adaptado para funcionar de acordo com os protocolos de biossegurança para enfrentamento da pandemia
O RU do campus Saúde passou por adaptações para se ajustar às normas de segurança  sanitária Arquivo Fump

Os restaurantes universitários (RUs) dos campi Saúde e Montes Claros voltaram a servir refeições para a comunidade universitária. O funcionamento dos dois bandejões estava temporariamente suspenso por conta de restrições ao comércio impostas pelas prefeituras de Belo Horizonte e Montes Claros

No caso da capital mineira, a Prefeitura já havia decidido retomar, desde o dia 6 de março, o processo de reabertura gradual das atividades comerciais e seus serviços, seguindo os protocolos sanitários estipulados pelos decretos 17.328, de 8 de abril de 2020, e 17.332, de 16 de abril de 2020. O comércio não essencial foi reaberto no último dia 22.

O RU do campus Saúde funciona de segunda a sexta-feira. O café da manhã, destinado exclusivamente a estudantes assistidos pela UFMG por meio da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), é servido das 7h às 8h, e o almoço, das 11h às 14h.

O salão de refeições opera sob rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da Universidade. Em vídeo publicado no ano passado, a TV UFMG abordou as medidas sanitárias estabelecidas para os dois RUs.

Em Montes Claros
Com o respaldo do decreto municipal 4.197, de 9 de abril, o bandejão do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, retomou suas atividades no último dia 13. Lá o restaurante serve almoço das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira.

O restaurantes setoriais I e II, no campus Pampulha, e o RU da Faculdade de Direito, no centro de Belo Horizonte, permanecem fechados como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, dia 26, a UFMG decidiu permanecer na etapa zero do seu Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto por mais duas semanas e reavaliar, nesse período, o cenário epidemiológico nos dois municípios. Na etapa zero, as atividades presenciais ficam suspensas, e apenas as essenciais e de manutenção são mantidas.