Pessoas

Sandra Goulart é personagem de reportagem especial sobre desafios de mulheres no Brasil

Em sua última edição, a revista IstoÉ Dinheiro entrevistou 10 personalidades de destaque dos setores público e privado

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: 8 de março deve ser "encarado como um dia de reflexão"Foto: Foca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida é uma das dez mulheres entrevistadas para reportagem publicada pela revista IstoÉ Dinheiro em sua última edição, de 10 de março.

A publicação lembra que, em meio a grandes avanços em diversos campos, nos últimos anos, ainda é necessário discutir a inclusão de mulheres na economia. E que, segundo projeção da ONU, a igualdade de gênero levará 300 anos para ser alcançada. A reportagem ouviu dez mulheres que “são referências no que fazem e têm excelentes histórias para compartilhar”.

Dia de reflexão
Em seu depoimento, a reitora da UFMG propõe que seja revisto o papel do dia 8 de março, que “precisa ser encarado como um dia de reflexão, não apenas de celebração das mulheres”. Em seu segundo mandato à frente da Universidade, Sandra conta que, para combater a discriminação contra as mulheres, procura estimular o pensamento crítico dos estudantes.

Além de perguntas formuladas pela publicação, Sandra Goulart também respondeu a uma questão proposta pela economista Luciana Servo, presidente do Ipea, e dirigiu uma pergunta à deputada federal Erika Hilton (PSOL).

As outras nove personalidades perfiladas são Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Oliva, diretora da Japi e diretora dos conselhos da Astra e e da Finamax, Amanda Souto Baliza, advogada trans, vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da OAB, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Erika Hilton, travesti, deputada federal pelo PSOL de São Paulo, Luiza Trajano, empresária, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Luciana Servo, presidente do Ipea, e Monica de Carvalho, integrante do Conselho Administrativo da Falconi Consultoria e da Clear Sale.