Institucional

Sandra Goulart Almeida recebe Medalha Alferes Tiradentes

Principal comenda da PMMG foi entregue durante a comemoração dos 246 anos de fundação da corporação

Sandra Goulart recebeu a medalha das mãos do vice-governador Paulo Brant; à esquerda, o comandante geral da PM em Minas, coronel Rodrigo
Sandra Goulart recebeu a medalha das mãos do vice-governador Paulo Brant; à esquerda, o comandante- geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa RodriguesPMMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, nesta quarta-feira, dia 9, a Medalha Alferes Tiradentes, que reconhece as instituições e personalidades que "prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social".

Considerada a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a honraria foi entregue pelo comandante-geral, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, durante a cerimônia de comemoração dos 246 anos de fundação da corporação, realizada na sede da Academia da PM, no bairro Prado.

Outro dirigente universitário homenageado foi o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Antonio Alvimar Souza. Os secretários estaduais de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e de Desenvolvimento Social, Elisabeth Jucá, também foram agraciados, juntamente com magistrados, deputados, médicos, empresários e militares de todas as patentes.

A medalha é outorgada todos os anos, no dia 9 de junho, data de aniversário da PMMG. Ela reverencia o legado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A insígnia também alude à cidade de Ouro Preto e ao ano de 1775, quando foi criado o Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade que deu origem à PMMG.

Inteligência Artificial
UFMG e Polícia Militar têm estreitado laços e firmado parcerias. No mês passado, foi assinado memorando de entendimentos que prevê a transferência de dados e tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial (IA) entre as instituições. 

O acordo propõe uma parceria de mão dupla: de um lado, a UFMG poderá colaborar com a PMMG com a oferta de softwares e tecnologia no âmbito de sua expertise como instituição de pesquisa. De outro, a corporação proverá dados, capacidade de análise dos resultados e sua experiência em segurança pública para as pesquisas realizadas na Universidade.

Na ocasião, o coronel Cláudio Márcio Pogianelo, diretor de Tecnologia e Sistemas da PM, expressou sua expectativa de que as ferramentas – sistemas e aplicativos – de Inteligência Artificial gerados pela parceria colaborem para aumentar a efetividade das ações policiais, de forma que o índice de crimes no estado, “principalmente os violentos, continuem em acentuada queda”. 

Com Assessoria de Comunicação da PMMG