Institucional

UFMG firma convênio com governo de Minas e PM para transferência de tecnologia em IA

DCC recorrerá aos dados gerados pela corporação para desenvolver análises

Uso da Inteligência Artificial vai melhorar a qualidade das operações policiais
Uso da Inteligência Artificial vai melhorar a qualidade das operações policiais PMMG

A UFMG, a Política Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Governo de Minas Gerais assinaram, nesta quinta-feira, dia 20, um memorando de entendimentos que prevê a transferência de dados e tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial (IA) entre as instituições. O termo de intenções não postula trânsito de recursos, apenas de conhecimento e tecnologia. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida participou da cerimônia, realizada na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O professor Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), explica que o memorando enseja uma parceria de mão dupla: de um lado, a UFMG poderá colaborar com a PMMG com a oferta de softwares e tecnologia, no âmbito de sua expertise como instituição de pesquisa. De outro, a PMMG poderá “prover dados, capacidade de análise dos resultados e sua experiência em segurança pública” para as pesquisas realizadas na Universidade.

“O Governo do Estado e sua Polícia Militar dispõem de uma quantidade muito grande de dados reais, como no campo do georreferenciamento, que podem ser usados para vários tipos de análise em pesquisas da Universidade e no desenvolvimento de algoritmos. A UFMG, por sua vez, desenvolveu várias plataformas e tecnologias com base na Inteligência Artificial, que podem ser apropriadas pela PMMG para que a instituição possa realizar melhor as suas atividades”, explica o professor.

A reitora Sandra Goulart Almeida afirma que o memorando ora assinado se soma a um conjunto de parcerias já estabelecidas pela UFMG com organismos públicos. “Este acordo é mais uma demonstração de como instituições públicas devem e podem trabalhar em espírito de cooperação – aqui, particularmente na área de inteligência aplicada à segurança, um setor altamente sensível. A sociedade mineira só tem a ganhar com essa iniciativa”, afirma a reitora.

O vice-governador Paulo Brant e a reitora Sandra Goulart Almeida durante a assinatura do memorando: espírito de cooperação entre instituições públicasAssessoria de Comunicação da Vice-governadoria

A UFMG vem acumulando experiência com iniciativas de IA aplicadas a várias áreas. Neste mês, o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde) foi selecionado para receber recursos de chamada pública e passou a integrar seleto grupo em que figuram projetos de pesquisa nas áreas do agronegócio, indústria e cidades inteligentes.

O vice-governador Paulo Brant reiterou a importância dessa parceria da UFMG com a PMMG. “Essa relação profícua tem como principal beneficiado o povo mineiro, que, a partir desta parceria, pode se orgulhar de ter a seu serviço uma Polícia Militar mais próxima dos últimos avanços científicos e uma universidade engajada com a extensão universitária, capaz de promover melhorias efetivas no cotidiano social em Minas Gerais”.

Além da reitora Sandra Goulart, do professor Wagner Meira e do vice-governador Paulo Brant, participaram da cerimônia de assinatura do memorando de entendimento o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante-geral da PMMG, o coronel Cláudio Márcio Pogianelo, diretor de Tecnologia e Sistemas da PMMG, e a coronel Cleyde Cruz, comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

Polícia 4.0
Em comunicado divulgado pela Polícia Militar, o coronel Cláudio Márcio Pogianelo, diretor de Tecnologia e Sistemas da PM, expressou sua expectativa de que as ferramentas – sistemas e aplicativos – de Inteligência Artificial gerados pela parceria colaborem para aumentar a efetividade das ações policiais, de modo que o índice de crimes no estado, “principalmente os violentos, continuem em acentuada queda”. Pogianelo acredita que essa parceria poderá contribuir para consolidar a PMMG  "como uma Polícia 4.0, posicionada na vanguarda tecnológica da promoção de serviços de segurança pública modernos e eficientes".

A Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, por sua vez, busca na parceria a possibilidade de qualificar militares na área da tecnologia da informação e de aprimoramento dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos.

Ewerton Martins Ribeiro | Com PMMG