Coberturas especiais

Saúde mental foi tema de mostra de pôsteres na Praça de Serviços

Exposição reuniu 24 trabalhos nesta quinta

Trabalhos foram apresentados por estudantes e profissionais de várias instituições
Trabalhos foram produzidos por estudantes e profissionais de várias instituições Zirlene Lemos / UFMG

A Praça de Serviços, no campus Pampulha, recebeu, na tarde de quinta-feira, dia 17, apresentação de pôsteres da sexta edição da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. Em seu segundo ano, a mostra reuniu 24 trabalhos selecionados por uma comissão científica.

De acordo com André de Carvalho, do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) (Fafich), os pôsteres surpreenderam pela qualidade e diversidade. “Tivemos trabalhos de discentes, docentes, servidores e profissionais dos serviços de saúde, de órgãos de governo, de outras instituições, inclusive do interior, e da própria UFMG”, comemora.

Vindas de Itaúna, as estudantes do 9º período de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Raissa Lorrayne Araújo e Ana Caroline Pereira Leite, apresentaram o projeto de intervenção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.  “Esse pôster é fruto do acompanhamento feito no ano passado, com 15 usuários dos serviços de saúde em Itaúna. Em 20 encontros realizados em um semestre, promovemos várias atividades como oficinas, dinâmicas e  até participamos do desfile de 18 de maio em BH, no ano passado”, explicou Raissa.

Italo Cassimiro Costa, graduando em Ciências Sociais na UFMG, é autor do trabalho Construção social do autismo: relação entre humanos e equinos em uma clínica de equoterapia. “Esse pôster é resultado parcial da minha pesquisa de conclusão do curso, na qual apresento um olhar antropológico e múltiplo sobre o paciente com autismo. Trata-se de estudo etnográfico com pais e mães de pessoas com autismo com idades de 5 a 12 anos”, explicou.

De acordo com André de Carvalho, a expectativa, para a próxima edição, é manter a exposição aberta à visitação durante todos os dias do evento. Com o tema Esperança resistente: amanhã vai ser outro dia, a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social prossegue até amanhã, 19.

Zirlene Lemos / Assessoria de Comunicação da Proex