Meio Ambiente

Semana dedicada ao meio ambiente terá oficinas, visitas guiadas e espetáculo teatral

Resíduos eletroeletrônicos serão recolhidos durante a semana
Resíduos eletroeletrônicos serão recolhidos durante a semana Foca Lisboa / UFMG

Cinco dias de atividades gratuitas vão compor a IV Semana de Meio Ambiente, na UFMG. De 6 a 10 de junho, as comunidades interna e externa vão conhecer as ações ambientais realizadas pela Universidade – no âmbito administrativo e em projetos de pesquisa e extensão – e aprender sobre práticas sustentáveis. A maioria das atividades serão realizadas na Praça de Serviços do campus Pampulha. Na sexta-feira, 10, haverá programação no campus Saúde.

Todos os dias, de manhã e à tarde, os visitantes receberão informações em um estande na Praça de Serviços, onde a equipe do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) distribuirá material educativo. Também serão coletados resíduos como eletroeletrônicos, baterias e papel.

Os participantes também poderão conhecer experiências de sustentabilidade, dentro e fora da UFMG, em lugares como o Parque Estadual Serra Verde, a Nascente Dona Júlia e o Instituto Meteorológico (Inmet). E frequentar oficinas sobre captação de água da chuva, composteira doméstica, gerenciamento de resíduos químicos, biossegurança em laboratórios e intervenções agroecológicas, entre outros temas.

Haverá ainda minicurso para servidores sobre gestão de resíduos, feira de adoção de cães e gatos, feira agroecológica – que abordará a valorização do cultivo sem agrotóxicos e de variedades não convencionais de alimentos – e espetáculo temático da companhia Grafite Teatro Empresarial.

As inscrições para vistas guiadas e oficinas devem ser feitas no site do DGA, onde mais informações estão disponíveis.
A temática ambiental também orienta a sexta edição do Domingo no campus, que será realizado no próximo dia 5, na Estação Ecológica.