Semana do Conhecimento é encerrada com premiação dos trabalhos de destaque

Dirigentes destacaram que, a despeito das dificuldades provocadas pela pandemia, UFMG mantém tradição de transformar realidades com ciência e tecnologia

Vídeo produzido pelo Coral Ars Nova foi apresentado durante a cerimônia
Vídeo produzido pelo Coral Ars Nova foi apresentado durante a cerimônia Matheus Espíndola

A UFMG segue se destacando por sua representatividade social, “levando ciência e tecnologia para transformar realidades”, afirmou o professor Estevam Las Casas, um dos organizadores da 30ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG, na cerimônia de encerramento do evento, realizada virtualmente na tarde desta sexta-feira (29) e transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. “O compromisso com a comunidade é uma característica muito especial desta instituição”, orgulhou-se o docente.

Estevam Las Casas:
Estevam Las Casas: "ciência e tecnologia para transformar realidades"Raphaella Dias | UFMG

Decano do Conselho Universitário na gestão do Reitorado, o professor João Alberto de Almeida destacou que a cerimônia de desfecho e premiação dos trabalhos é "um momento de júbilo”. “Todas as atividades, que reuniram trabalhos de ensino, pesquisa e extensão produzidos por docentes, estudantes e servidores, foram inteiramente concluídas – a despeito do cenário de dificuldades, decorrente, principalmente, da pandemia”, enfatizou.

Para a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, o momento de encerramento da Semana do Conhecimento “é sempre carregado de emoção”. “Especialmente neste tempo de tantos desafios, ele nos enche de esperança”, disse a dirigente, que anunciou os projetos de destaque na 25ª Semana da Graduação.

A pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, afirmou que os trabalhos apresentados durante a 30ª Semana do Conhecimento “revelam que a UFMG tem cumprido seu papel de relevância social”. Ela anunciou os destaques do 24º Encontro de Extensão.

Cláudia Mayorga:
Cláudia Mayorga: "universidade cumpre seu papel"Raphaella Dias | UFMG

Os destaques da 30ª Semana da Iniciação Científica e do 11º Seminário de Iniciação Científica Júnior foram apresentados pelo pró-reitor de Pesquisa, Mario Montenegro Campos. Ele apontou "a garra e a resiliência" como alguns dos principais atributos dos integrantes da comunidade acadêmica que se dispuseram a apresentar seus projetos. “Apesar do dificílimo período de quase dois anos em que convivemos com inesperados desafios, nossa comunidade manteve os resultados em altíssimo nível”, disse.

Conexão remota
Pelo segundo ano consecutivo, todas as atividades da Semana do Conhecimento ocorreram virtualmente. Apesar de reconhecerem os inconvenientes próprios dessa modalidade, os dirigentes da UFMG enumeraram vantagens. “Todas as atividades ficarão disponíveis na plataforma YouTube, durante muito tempo, tanto para a comunidade interna da UFMG quanto para quem mais se interessar. Eu, por exemplo, vou rever alguns dos encontros e assistir a outros que não pude ver ao vivo”, afirmou o professor Estevam Las Casas.

João Alberto de Almeida, por sua vez, sublinhou que a tecnologia de transmissão virtual beneficiou o planejamento das atividades da Semana. “O evento pôde ser levado a um incontável número de pessoas. Assim, pudemos alcançar com sucesso os objetivos estabelecidos", disse.

Os destaques do 4º Encontro de Mobilidade Internacional da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG foram anunciados pelo diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Belém Lopes. A pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, apresentou os destaques da 11ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores.

Por fim, a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Rosana Passos, anunciou os melhores projetos do 6º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

De acordo com o professor Walmir Caminhas, que também compôs a coordenação da Semana, foram avaliados 2.549 trabalhos – o que representa um aumento de 6% em relação ao ano passado – assinados por 13.182 autores e coautores. “É o momento em que a Universidade presta contas dos recursos aqui investidos. Mostramos à sociedade o que produzimos”, registrou.

Veja a lista dos trabalhos de destaque da 30ª Semana do Conhecimento UFMG.

Walmir Caminhas:
Walmir Caminhas: "prestação de contas"Raphaella Dias | UFMG