Institucional

Semana do Servidor vai abordar 'diversidade e inclusão'

Debates e atividades culturais, esportivas e de lazer movimentam os campi da UFMG de 16 a 20 de outubro

Servidores se preparando para a corrida no Museu de História Natural e Jardim Botânico em edição anterior no ano passado
Servidores em atividade no Museu de História Natural em edição anterior do eventoFoto: Foca Lisboa | UFMG

O tema Diversidade e inclusão vai perpassar todas as atividades da programação da Semana do Servidor UFMG 2023, que terá rodas de conversa, workshops, exposição de histórias e atividades culturais, de esporte e de lazer. De 16 a 21 de outubro, os campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, o Centro Esportivo Universitário e o Museu de História Natural e Jardim Botânico abrigarão atividades abertas aos mais de 7 mil servidores da Universidade, entre docentes e técnico-administrativos.

“O objetivo é dialogarmos acerca da valorização da diversidade, em busca de um ambiente de vida e trabalho inclusivo, respeitoso e acolhedor, fundamentado no compromisso da UFMG com a formação acadêmica e cidadã e com a erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação de direitos humanos”, afirma a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves. Segundo ela, esse compromisso consta na Resolução de Direitos Humanos (aprovada em 31 de maio de 2016 pelo Conselho Universitário), que será apresentada durante a cerimônia de abertura no dia 16, das 14h às 15h, no auditório da Reitoria, e no dia 20 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.  

“A universidade se funda nas diferenças e, ao trazer essa resolução à tona, estamos promovendo uma reflexão sobre nossas práticas nas relações de trabalho entre gestores, servidores, estudantes e comunidade externa. Cada ser humano é único e especial e precisa ser acolhido e respeitado. Quando isso não acontece, há sofrimento e consequências muito sérias, que não podem existir em uma universidade pública, que é espaço de todos”, acrescenta.

Da cerimônia de abertura e de apresentação da resolução, no dia 16, participarão a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Márcia Magela Machado, e a pró-reitora adjunta, Leonor Gonçalves, a diretora de Governança Informacional, professora Joana Ziller de Araújo Josephson, assim como Maria Rosária Barbato, da Apubh, Cristina del Papa, do Sindifes, e Luiz Geraldo de Oliveira, da Assufemg.

Antes, a partir das 9h, será reaizada a primeira mesa de debates, também no auditório da Reitoria, com o tema Violências no trabalho-assédio, com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Sebastião Geraldo de Oliveira.

Etnia, gênero e etarismo
Os debates continuarão durante a semana, com os temas Etnia/raça, Gênero/sexismo, Acessibilidade da pessoa com deficiência, LGBTQIAPN+ e Etarismo.

Todas as mesas de debates serão no auditório da Reitoria, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.  

Os servidores também poderão se reunir nos campi Saúde e Montes Claros para acompanhar a transmissão ao vivo, conforme a programação disponível no site do evento.

Para aprofundar os debates e reflexões sobre o tema Diversidade e inclusão, serão realizadas rodas de conversa e oficina, com direito a certificado, que podem compor, junto com as demais atividades formativas da Semana, a carga horária mínima de 20 horas para progressão por capacitação da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação.  

Mulheres no futsal
Neste ano, o já tradicional torneio de futsal terá, pela primeira vez, uma disputa entre times femininos. O torneio masculino, em sua 11ª temporada, vem realizando seletivas desde 2 de setembro nas quadras do Centro Esportivo Universitário (CEU), juntamente com os jogos de tênis e peteca.

A corrida e a caminhada do servidor ocorrerão no dia 20 de outubro, das 7h30 às 12h, no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB). As inscrições estão abertas até 17 de outubro, na página do evento, onde também estão publicados o regulamento e informações sobre a premiação.  

No campus Saúde (Academia) e no auditório do Centro de Atividades Didáticas do Hospital das Clínicas, os servidores poderão usufruir da sala de bem-estar com música e relaxamento.

A festa de encerramento será no sábado, dia 21, das 8h às 17h, no Centro Esportivo Universitário (CEU).

Identidade visual da edição 2023 da Semana do Servidor
Identidade visual da edição 2023 da Semana do Servidor Imagem: Criação Cedecom UFMG

Teresa Sanches