Pesquisa e Inovação

Seminário internacional focalizará a construção do caso clínico

Abordagens transdisciplinares na construção do caso clínico
Abordagens transdisciplinares na construção do caso clínico Tecendo a rede/Divulgação

Segundo Ângela Vorcaro, o Tecendo a Rede oferece apoio a instituições públicas que trabalham com saúde mental, como o ambulatório para adolescentes da Faculdade de Medicina da UFMG e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), utilizados como intermediários entre o hospital psiquiátrico e o atendimento ambulatorial. "Recebemos pedido das instituições para discutir casos difíceis e oferecer uma direção para o tratamento", explica.

Com o trabalho de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que atuam em saúde mental, o grupo Tecendo a Rede articula uma visão profissional transdisciplinar, na discussão de casos que trazem embaraço ao saber instituído.

Dirigido a estudantes e profissionais da área de saúde e saúde mental, o seminário é aberto também a outros interessados. As inscrições devem ser realizadas com o envio de nome completo para o e-mail projetotecendoarede@gmail.com, sendo o número de vagas é limitado à capacidade do auditório, que é de 300 pessoas.

Programação:

18 de abril
8h - Apresentação do grupo Tecendo a Rede: A construção do caso clínico e o efeito equipe - da construção freudiana à invenção lacaniana
Coordenadoras Aline Aguiar Mendes (PUC-MG), Angela Maria Resende Vorcaro (UFMG) e demais membros do Tecendo a Rede
Apresentação dos trabalhos realizados por membros no Réseau 2 – Bélgica
Introdução: A prática de vários. Dominique Haarscher (Bélgica)
10h30 Mesa 1 - Construção do caso - Ambulatório Abordo
Maria Sueli Peres (UCL, AMP, ECF, ACF-Bélgica) e Cristiano de Oliveira Ventura (UCL, ACF-Bélgica). Debatedora: Cristiane Cunha (Janela da Escuta: HC-UFMG)
14h - Mesa 2 - Construção de caso clínico
Relator: Kaio Fidelis (Tecendo a Rede) Debatedora: Ilka Ferrari (PUC-MG) Testemunho da Experiência da construção: Lisley Braun Toniolo (Espaço de Atenção Psicossocial Freud Cidadão)
16h - Mesa 3 - Construção de caso clínico 
Relatora: Alice Oliveira Rezende (Tecendo a Rede) Debatedora: Adriana Vitta e Letícia Soares (Freud Cidadão). Testemunho da experiência da construção: Ana Maria Costa Silva Lopes (Janela da Escuta)
17h30 às 18h30: Salão de livros. Lançamento do livro: Efeito-equipe e a construção do caso clínico, de Aline Aguiar Mendes

19 de abril
8h30 - Mesa 4 - Construção de caso Instituição 
Prelude. Thierry Van de Wijngaert (UCL, AMP, ECF ACF-Bélgica) 
Debatedor: Antônio Teixeira (UFMG)
10h30 - Mesa de conclusão: Cristiane Cunha; Ilka Ferrari; Adriana Vitta, Letícia Soares
Encerramento das construções clínicas: Antônio Teixeira
12h30 - Encerramento: Vídeo: Construção do caso clínico e o efeito-equipe e a prática de vários, com entrevista inédita de Alfredo Zenoni