Ensino

Seminário discute desafios e estratégias de acessibilidade comunicacional dos estudantes surdos

Evento, que será realizado nesta quarta, integra a série de seminários Integração Docente

Simpósio discute estratégias de ensino voltadas à comunidade surda
Experiência facilitadora desenvolvida por professora da FaE será apresentada no seminárioLucas Braga | UFMG

O quarto seminário da série Integração Docente será realizado em formato on-line nesta quarta-feira, dia 28, às 14 horas, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. O evento ficará gravado na própria plataforma e poderá ser acompanhado posteriormente.

Com o tema Dos bastidores à prática de enfrentamento às barreiras de acessibilidade comunicacional, o evento concentrará discussões sobre os desafios e possibilidades relacionados à acessibilidade comunicacional dirigida aos alunos surdos da Universidade.

O seminário apresentará uma experiência facilitadora proposta pela professora Mônica Rahme, da Faculdade de Educação, junto com os estudantes de uma turma do curso de Letras-Libras. A apresentação trará o ponto de vista de diferentes protagonistas envolvidos no processo, e as falas serão interpretadas em Libras.

O evento será aberto pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Para apresentar a temática, foram convidados a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Regina Céli Fonseca Ribeiro, a professora Mônica Rahme, da Faculdade de Educação, os tradutores e intérpretes de Libras Joe Campos Costa e Sônia Romeiro e a estudante do curso de Letras-Libras Jéssica de Jesus da Silva.  A mediação será feita pela diretora adjunta do NAI, Daniela Virgínia Vaz.

Gratuito e aberto ao público, o evento integra a série Integração Docente, criada durante a pandemia como espaço de fortalecimento e discussão das práticas de ensino. Segundo o pró-reitor Bruno Teixeira, a ideia é “promover momentos frequentes de fortalecimento da cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e TAEs nas estruturas já existentes ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação”.